Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/08/17 às 19h34 - Atualizado em 23/08/17 às 17h12

Biotécnicas Aplicadas à Reprodução

Vários fatores, em especial a degradação ambiental, vêm promovendo a fragmentação do ambiente natural de algumas espécies, o que provoca o isolamento das populações silvestres favorecendo a ocorrência de endocruzamentos que aumentam a consanguinidade e, consequentemente, comprometem a variabilidade genética dos indivíduos. Além da perda na qualidade genética, algumas espécies ficam impedidas de se reproduzir.

 

Para minimizar este impacto, o Zoo Brasília firmou um Contrato de Cooperação Técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). O projeto é pioneiro na América Latina e tem como objetivo permitir a conservação de material genético e desenvolvimento de biotécnicas de reprodução em animais silvestres, proporcionando mais uma ferramenta no combate à extinção de espécies da fauna silvestre. Ainda existem poucos estudos na área, mas as pesquisas permitirão desenvolver técnicas como inseminação artificial, manipulação in vitro, transferência nuclear, entre muitas outras, com a finalidade de proporcionar melhores taxas de reprodução em cativeiro, especialmente das espécies ameaçadas de extinção, auxiliando no aumento do número de indivíduos, que poderão ser encaminhados para programas de reintrodução ou acréscimo de espécimes ao meio ambiente.

 

COMO FUNCIONA O BANCO DE GERMOPLASMA DO ZOO BRASÍLIA/EMBRAPA

 

O banco é uma unidade conservadora de material genético que permite, por meio do cultivo celular e criopreservação, a guarda de ovócitos, espermatozóides, embriões e células somáticas para uso futuro ou imediato. Até o momento todo o material genético foi isolado a partir de indivíduos da FJZB e do Bioma Cerrado.

As espécies que já estão representadas são:

·         Onça-pintada

·         Raposa

·         Gato-do-mato

·         Jaguarundi

·         Tamanduá Bandeira

·         Macaco-prego

·         Quati

·         Macaco-aranha-da-cara-preta

·         Bisão

·         Lobo-guará

·         Cachorro-do-mato

·         Leão

·         Jaguatirica

·         Tigre

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000