Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/20 às 15h38 - Atualizado em 31/01/20 às 16h42

Cascavel

Cascavel (Crotalus durissus)

 

TAXONOMIA
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Viperidae

 

Características: Serpente peçonhenta, possui como principal característica o chocalho, que nada mais é do que resquícios de queratina que permanecem na parte terminal da cauda após a troca de pele. Tem cor castanha, com desenhos geométricos em forma de losangos brancos e negros ao longo do corpo, sendo que o ventre é mais claro. Pode atingir o tamanho de aproximadamente 1,5 metro. Possui fosseta loreal (órgão que detecta calor e a presença de presas).

 

Distribuição Geográfica: Ocorrem nos países da América do Sul, exceto Chile e Equador. No Brasil, está presente principalmente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.

 

 

Habitat: Vive principalmente em áreas rochosas.

 

Alimentação: Pequenos mamíferos e pequenos lagartos.

 

Reprodução: Vivíparo (até 25 filhotes).

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 20 anos.

 

Status de Conservação (MMA): Não Ameaçado (LC).

 

Curiosidades: A peçonha (secreção venenosa) da Cascavel é miotóxica, neurotóxica e nefrotóxica, causando lesões e rupturas das fibras musculares, paralisia dos músculos da face e falência renal. Ao contrário do que alguns pensam, o número de anéis do chocalho não determina a idade do animal. Quando irritada, emite som característico a partir do chocalho.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000