Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/08/17 às 9h35 - Atualizado em 26/06/19 às 15h35

Exames gerais são rotina para os animais do Zoo de Brasília

Foram cerca de duas horas de cirurgia com acompanhamento de uma equipe multiprofissional até Rabisco ter um dos dentes completamente restaurado.

 

O cuidado, que no caso dele começou dias antes, com a programação do procedimento, não é exclusividade do tigre e se estende a todo o plantel da Fundação Jardim Zoológico de Brasília.

 

Rabisco a princípio passaria apenas por uma endoscopia e exames gerais de rotina, mas a equipe percebeu que ele precisava fazer um canal para recuperar uma das presas superiores, o que ocorreu em 25 de julho. O diretor de mamíferos do zoo, Filipe Reis, conta que em grande parte das vezes os problemas de saúde são percebidos pelo tratador, que tem contato próximo com os bichos.

 

É quem cuida diariamente do animal que avalia se ele se alimenta normalmente, se o comportamento mudou ou se há realmente algo de errado. Além de tratar problemas pontuais, todos os bichos passam por exames de rotina com frequência.

 

A equipe multiprofissional que cuidou de Rabisco e de outros quatro felinos em julho é formada por veterinários, biólogos, zootecnistas e tratadores. Um especialista em saúde bucal veio da Universidade de São Paulo (USP) para ajudar o grupo.

 

O planejamento para grandes intervenções começa com dias de antecedência. No caso dos grandes felinos, envolveu cerca de 48 horas de jejum, para não atrapalhar a anestesia, e um manejo cuidadoso no caminho do recinto até o hospital veterinário do zoo.

 

Durante o procedimento, outro especialista avalia os batimentos cardíacos e como cada bicho se comporta. “Tratar um animal selvagem é diferente de um doméstico. Então, aproveitamos que temos de usar a anestesia para fazer logo uma avaliação geral”, explica o veterinário da USP Roberto Fecchion. Uma observação minuciosa no pós-operatório também é importante. É preciso, a depender do caso, mudar a alimentação até que o animal melhore e fazer um acompanhamento veterinário mais rigoroso.

 

Agência Brasília

ZOO - Governo de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000