Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/18 às 12h27 - Atualizado em 23/03/18 às 12h30

Girafa do Zoo de Brasília passa por exame clínico anual

COMPARTILHAR

Foto: Luiz Filipe Carneiro/FJZB

Nesta quinta-feira (22/03) pela manhã, uma das girafas com a qual o Zoológico de Brasília trabalha no programa de conservação da espécie, a Yvelise (7 anos de idade), apresentou-se apática e não se alimentou bem. Em função disso, a equipe técnica decidiu antecipar seus exames de rotina anual, que seriam realizados em julho, e a acompanhou ao longo do dia, realizando exames e manejos veterinários necessário. Após a avaliação dos resultados dos exames de sangue, urina e fezes foi detectado que temos um paciente com um quadro renal, fato que requer tratamento especifico, que foi iniciado ainda no fim da tarde da quinta-feira.

 

Nesta sexta-feira (23/03), ela já se alimentou bem melhor, porém ao longo do dia Yvelise continuará em observação pela equipe de veterinários, biólogos, zootecnistas e tratadores do Zoo, que irão prover qualquer atendimento necessário.

 

Foto: Luiz Filipe Carneiro/FJZB

Da mesma forma que em outras espécies, inclusive em seres humanos, pacientes com quadro renal demandam atenção e tratamentos específicos, como monitoramento das análises de sangue, urina e estímulo a hidratação, cuidados que estão sendo atendidos pela equipe do Zoo.

 

O quadro é reservado pois vai depender muito de como o paciente irá responder ao tratamento. Porém a equipe está empenhada na realização do tratamento.

 

O caso não guarda qualquer similaridade com o que foi encontrado no quadro do elefante Babu, falecido em janeiro desse ano, e do qual o Zoológico ainda está aguardando os resultados de dois exames para fechar o diagnóstico final.

ZOO - Governo de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000