Get Adobe Flash player

By A Web Design Company

+ Notícias

Em comemoração à 13ª Semana Nacional de Museu, sob o tema - "Museus para uma sociedade sustentável", que acontece entre os dias 18 e 24 de maio, o Museu de Ciências Naturais do Zoológico contemplará escolas da rede pública de Ensino. Além da exposição de animais taxidermizados, os presentes contarão com palestras sobre o uso da taxidermia, trilha sensorial, e atividades de educação ambiental.

A Diretoria de Museologia levará a prática didático-pedagógica aplicada aos programas de educação e inclusão que acontecem no Zoológico. Dessa forma, contribuirá na capacitação dos participantes quanto à transmissão do saber, promovendo a interação museu, comunidade e escola.

Calendário - O Museu de Ciências Naturais estará presente em três escolas da Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante: dia 19/05, Escolas Classe Ipê; dia 20/05: Kanegae e dia 21/05, Escola Classe 03 do. Sob a ótica da educação para preservação, os profissionais do Zoo levarão conhecimentos das técnicas aplicadas para estudantes dos turnos matutino e vespertino. Os encontros serão abertos para alunos e para comunidade.

 

 

AddThis Social Bookmark Button

Em vistoria realizada no último dia (08), o Excelentíssimo juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros, da Vara de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, relatou “não haver nenhuma irregularidade que atente contra o direito dos animais no âmbito da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) ”. A avaliação do magistrado também está contextualizada em relatório (acesse aqui) emitido nesta segunda-feira, (12/05).

A visita faz parte de um procedimento normal de vistoria para o estado de saúde e bem-estar dos animais que pertencem ao Zoo. Na ocasião, o Juiz foi acompanhado por funcionários do Zoológico, membros da OAB, representantes do Ministério Público e membros de ONGs. O grupo realizou visitas em vários recintos, onde foram observadas as instalações, a nutrição animal, os cuidados clínicos, o condicionamento e enriquecimento dos ambientes onde vivem. Todos atendem a Instrução Normativa 169/2008, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sendo os mesmos fiscalizados, vistoriados e autorizados pelo Instituto.

A direção acredita na importância das vistorias dos órgãos competentes para melhorar os procedimentos internos e, consequentemente, a qualidade de vida dos animais, o que reforçará a seu conceito como centro de referência em conservação, pesquisa e educação ambiental. Dessa forma, o zoológico de Brasília vem reafirmando o seu compromisso com o bem-estar animal e com a educação, sempre focando em uma orientação que garanta a sustentabilidade plena.

AddThis Social Bookmark Button

O Zoológico é um excelente programa para os trabalhadores que preferirem curtir o seu dia em contato com a natureza. Por determinação da direção, os portões abrirão normalmente durante todo o feriado prolongado, de sexta-feira (1) até domingo (3), de 9 às 17 horas.

Atrações – Além da visitação aos recintos dos animais e da descontração dos piqueniques, os visitantes que virem ao Zoo terão um atendimento diferenciado. Entre as atrações:

  • Peças teatrais;
  • Associação Brasiliense de Deficientes Visuais: Massoterapia a preço; popular para os visitantes; 
  • Passeios de triciclo (tuk-tuk) pelo Parque;
  • "Food Trucks": alimentação com opções variadas para repor as energias;
  • Tenda do Trabalhador: emissão de Carteira de Trabalho, apresentação de microcrédito e orientações sobre empreendedorismo, entre outros. A Tenda, é resultado de uma parceria entre o Zoológico e a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal.

Na segunda-feira (4), os portões fecham para manutenção.

O ingresso custa R$ 2,00 (dois reais), crianças com até cinco anos e idosos acima de 60 não pagam.

AddThis Social Bookmark Button

No último dia 27 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Anta e o Zoológico de Brasília não poderia receber presente melhor. Melancia, um filhote (fêmea) da espécie, chegou ao Parque no dia 27 de janeiro. Órfã, o animal recebeu cuidados clínicos e nutricionais dos profissionais da instituição, passou por um processo de quarentena e passa bem.

Melancia já está com quase 16 quilos e ganhou um recinto indoor e outro outdoor, ou seja, fica sob observação em uma área extra durante um período, e noutro, toma banho de sol ao ar livre. Ambos os ambientes foram preparados especialmente para ela, inclusive com tanque de água para mergulho.

Bicho inteligente sim - Embora o animal seja referência para trocadilhos indesejáveis, estudos recentes mostraram que a conotação pejorativa, é completamente injusta. “A anta tem uma caixa craniana considerável e um comportamento que revela alta capacidade de resolução de problemas em situações de conflito”, explica Filipe Reis, curador de mamíferos do Zoológico.

A nova hóspede terá a oportunidade de participar dos programas de reprodução e educação ambiental, desenvolvidos no Zoo. Como ainda está em fase de adaptação, o próximo passo será aproximação com os animais que já fazem parte do plantel do Zoológico. Posteriormente será liberada para visitação

AddThis Social Bookmark Button

No dia em que Brasília completou 55 anos, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) celebrou a data e dedicou as homenagens a um ex-funcionário (tratador de animais), Walter Pereira Lima. Seu Walter, como era conhecido, faleceu na madrugada do dia 21 de abril. Responsável pelos cuidados de animais de grande porte, Walter sempre foi o “xodó” dos elefantes, desde a Nely, primeiro animal que o então presidente, Juscelino Kubitscheck recebeu em 1957, até o casal de elefantes, Babu e Belinha. Também foi responsável pelos cuidados do tão querido Chocolate.

Seu Walter nasceu no dia 24 de setembro de 1943. Em 25 de janeiro de 1967 foi admitido por esta Fundação. Aposentou em 2013, já com 70 anos de idade. Faleceu às 04 horas do dia 21 de abril de 2015. O sepultamento acontecerá hoje (22), às 15h no cemitério Campo da Esperança, capela 05.


Em nome dos servidores do Zoológico de Brasília, somos solidários aos familiares e amigos do senhor Walter neste momento de dor. Portanto, pedimos que recebam um abraço de conforto e que, ao mesmo tempo, leva a certeza de que, merecidamente, nosso ente querido desfrutará um lugar muito melhor do qual ajudou a construir.

Nossas condolências,

A Direção.

AddThis Social Bookmark Button

Tradutor

Zoo Informação

Zoo App

Zoo Mapa

Zoo Obituário

Parceiros

PDTI

Tripadvisor