Get Adobe Flash player

By A Web Design Company

O Museu de Ciências Naturais da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza de 7 a 10 de abril, das 9h às 18h, no Hall do edifício sede da CNI, SBN Ed. Roberto Simonsen, uma exposição de animais taxidermizados com imersão na Trilha Sensorial. O evento acontece em comemoração à X Semana do Livro, sob o tema, Uma Leitura do Cerrado.

A exposição ajuda a despertar os sentidos além da visão, bem como, estimular a imaginação e o reconhecimento de novas descobertas, como explica a curadora da exposição, Ana Lúcia.  “Fazer uma leitura com outros sentidos é fundamental para compreendermos os sentimentos de quem não pode enxergar”, comenta.

Algumas novidades como equipamentos de vibração, sensores de presença e simuladores de movimento farão com que os visitantes sintam na pele, o quanto é possível contextualizar o meio ambiente sob a lógica da preservação da fauna e da flora. Dessa forma, o Zoológico reafirma o compromisso com a educação ambiental e com a inclusão social. A vista é gratuita.

AddThis Social Bookmark Button

Considerada uma terapia segura, a acupuntura é hoje uma especialidade clínica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária desde fevereiro de 2014, a especialidade vem sendo aplicada em animais do Jardim Zoológico de Brasília. Comprometidos com o bem estar e longevidade dos bichos, os técnicos adotaram a técnica em situações de estado clínico mais delicado, como foi o caso de uma preguiça, de um macaco bugio e de aracnídeos, entre outros.

Com a técnica da inserção de agulhas em pontos específicos, o médico veterinário, Dr. Rodrigo Fagundes devolve qualidade de vida aos animais e abre um novo leque para os profissionais do ramo. “Importante por se tratar de uma terapia inovadora que traz resultados satisfatórios em favor dos animais e abre oportunidades para os profissionais da especialidade que cresce a cada dia”, comenta o médico.

Por determinação da direção, os trabalhos serão regularizados por meio de contrato para que haja, entre outras normas, regularidade no atendimento e ambulatório exclusivo. Dessa forma, o Zoológico de Brasília se reforça como centro de excelência na qualidade de serviços ao ser o primeiro Zoológico do Brasil a introduzir mais uma terapia eficaz e segura em favor dos animais.

AddThis Social Bookmark Button

Alunos da Escola Classe 01, da Região Administrativa do Riacho Fundo I, participaram nesta quarta-feira (12), da abertura do projeto Zoo Ciências, realizado nas dependências do Zoológico. O encontro foi o primeiro de um total de oito aulas. Em um laboratório vivo, os estudantes aprenderam as primeiras noções técnicas de microscopia, identificação e classificação de microrganismos vivos e a relação deles com o meio ambiente.

A proposta do Zoo Ciências é estimular a curiosidade nos estudantes, e assim promover o interesse pelo olhar científico. ”O projeto é excelente, pois desperta nos alunos o prazer pela ciência e os torna multiplicadores do conhecimento”, comenta o professor do CAIC, Luiz Alberto.

Na prática os integrantes aprenderão a identificar e coletar amostras em diferentes pontos do Parque e explorá-las cientificamente com ajuda do microscópio digital. A ansiedade dos alunos salta aos olhos. “Estou curiosa pra usar o microscópio e conhecer coisas que ainda não vi até hoje”, revela Jessica de Matos, aluna do 4º ano.

A Edição do Zoo Ciências 2014 encerra agenda em novembro e tem como objetivo, contemplar alunos da rede pública que demonstram vocação pelas ciências naturais. Os participantes dividirão espaço do estande do Zoológico durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT), prevista para setembro próximo.

AddThis Social Bookmark Button

A Fundação Jardim zoológico de Brasília (FJZB) publicou nesta semana os editais de concessão pública para construção e exploração comercial de três novos empreendimentos no interior do Parque. São eles: uma loja de souvenir, uma lanchonete e um aquário.

O objetivo é ampliar as atrações de lazer sem custos aos cofres públicos, como esclarece Fabiana Oliveira, membro da Comissão de Licitação da FJZB. “Além reforçar a qualidade do turismo ao trazer novos empreendimentos, o processo licitatório por meio de concessão não prevê despesas com dinheiro público e estabelece critérios para exploração”, explica. Em breve o público desfrutará de um ambiente agradável onde tornará a visita ao Zoo um feito memorável, como prevê a nova loja de souvenir. O visitante também terá novas opções de alimentação com a instalação de mais uma lanchonete, e por fim, a mais esperada das atrações, o Aquário do Zoológico de Brasília.

A data de recebimento das propostas para os três empreendimentos começam no dia 13 de abril e se estende até o dia 25 do mesmo mês, consulte aqui os editais. Maiores informações junto ao Núcleo de Material e Patrimônio (NUMAP), pelos telefones: 3445-7018 ou 3445-7045 ou pelo e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

AddThis Social Bookmark Button

Dicas sobre os cuidados com o lixo doméstico e a destinação correta dos resíduos sólidos serão temas de abertura do Projeto Zoo Vai à Escola, edição 2014, que começa na próxima segunda-feira (10), no Centro de Ensino Fundamental -CEF- 02, da Cidade Estrutural. O foco do projeto é levar educação ambiental até às unidades educacionais. Na abertura, os técnicos abordarão um problema ‘estrutural’ que os moradores ainda enfrentam. O lixão.

Os profissionais do Zoológico incluíram na programação algumas dicas para que os alunos aprendam os procedimentos práticos em favor da Coleta Seletiva, implantada pelo GDF. Medidas educativas que os estudantes levarão para a vida, o que sem dúvida, resultará em ações na preservação do meio ambiente e nos cuidados com o futuro do Planeta. Mais uma vez o Zoo presta serviço de interesse social ao contribuir com a conscientização ambiental.

As atividades acontecerão no CEF-02, nos dois turnos (manhã e tarde). Posteriormente, outras escolas de diferentes cidades do DF receberão o Zoo a fim de fortalecer a educação ambiental nos espaços formais de educação.

AddThis Social Bookmark Button

Tradutor

Zoo Informação

Zoo Mapa

Sistema de Ouvidoria

Parceiros

Zoo Foto

fotos.png

Tripadvisor