Get Adobe Flash player

By A Web Design Company

Por determinação da direção da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, os portões abrirão no feriado do Dia do Evangélico, comemorado no próximo domingo (30).

O horário de funcionamento segue normal durante todo o final de semana, das 9 às 17h. Crianças com até cinco anos de idade e idosos maiores de 60 não pagam.

Sejam bem vindos!

A direção.

AddThis Social Bookmark Button

O Zoológico de Brasília, em parceria com um grupo de escoteiros, organizaram para próxima sexta-feira (28), a partir das 14h, uma agenda com atividades de educação ambiental em defesa e preservação do Tamanduá Bandeira e do Tamanduá Mirim. Celebrado em 29 de novembro de cada ano, a data é definida como um dia importante para que diversos órgãos e entidades promovam ações para alertar sobre a preservação desse animal tão relevante para fauna brasileira.

Os convidados, denominados Clube de Desbravadores, veem da Escola Adventista do Riacho Fundo II. Entre outras atividades, receberão orientações sobre a fisiologia dos animais, conhecerão as novas estruturas e programas de enriquecimento ambiental, bem como a importância da conservação dos tamanduás.  

Além de comemorar o Dia Mundial do Tamanduá, o Zoológico de Brasília dá mais uma contribuição para preservação da fauna brasileira e se reafirma como centro de excelência em educação ambiental.

AddThis Social Bookmark Button

Harmonia musical e educação ambiental deram o tom das atividades em comemoração ao 1º aniversário do Museu de Ciências Naturais do Zoológico de Brasília, realizado nesta terça-feira (11). Sob a regência da orquestra sinfônica, ligada ao programa de inclusão social, denominado Santa Maria em Pauta, coordenado pela Regional de Ensino da cidade que lhe confere o nome, foi aberta a temporada para os interessados em passarem Uma Noite no Museu.

De agora em diante, as agendas do programa Zoo Noturno incluirão o Museu no percurso. Uma iniciativa positiva na opinião da professora de música Priscila Egídio Sabino. “Uma oportunidade única, em especial para as crianças que ainda não conheciam o Zoológico”, revela. O programa coordenado pelos professores tem como foco a inclusão social por meio da música, o que para ela, combinou muito bem com educação ambiental. “Toda iniciativa que venha melhorar a educação é válida. A música combinada com educação ambiental deixa tudo mais lindo ainda”, comenta.

A direção do Zoológico, em parceria com outras instituições contribui na promoção de programas de inclusão ao agradar as pessoas ligadas ao projeto. “Já tive a oportunidade de tocar em lugares diferentes. No zoológico é primeira vez e sinto que é muito bacana sentir o ar puro e estar próximo dos animais ao som da música”, explica Eduardo Jorge Reis, aluno de música e integrante do programa Santa Maria em Pauta.

AddThis Social Bookmark Button

O Zoológico de Brasília recebe neste sábado (15), a partir das 9h, uma das maiores campanhas de conservação da vida silvestre no Brasil: O Dia Nacional de Urubuzar. Em parceria coma as instituições, Bio-consultoria e Na Língua do Tamanduá, o Zoo realizará atividades nas proximidades do Parque para conscientizar os visitantes quanto a importância da preservação da fauna. Para isso, apresentação um novo aplicativo (App) que ajudará no monitoramento de áreas com alto risco de acidentes.

Denominado Urubu, o App foi desenvolvido para os sistemas androide e iOS.  Disponível gratuitamente, funciona assim: encontrando um animal atropelado, a pessoa tira uma foto, a imagem é enviada para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). Posteriormente os técnicos juntam os dados enviados para fazer a análise dos pontos vulneráveis e propor mudanças para reduzir acidentes entre humanos e animais silvestres em BRs e rodovias.

O sistema é pioneiro no Brasil e faz parte de uma nova geração de ações conservacionistas. Cada indivíduo que dispuser do aplicativo, terá na palma da mão, o poder de fazer a diferença. Quanto mais pessoas para “urubuzar”, mais exatos serão os dados e as medidas que poderão salvar vidas de muitos bichos.

Durante o ato, profissionais do Zoo e membros de instituições ambientalistas distribuirão folders e panfletos explicando a temática da campanha e dando com orientações sobres como baixar e utilizar o aplicativo.

AddThis Social Bookmark Button

Agenda em comemoração ao aniversário do Museu de Ciências Naturais do Zoo promete dar vida ao acervo (peças de animais taxidermizados). O encontro denominado Uma Noite no Museu está com agenda lotada para evento comemorativo, que acontece no próximo dia (11/11), a partir das 19h, no Museu de Ciências Naturais do Zoológico. Depois das comemorações, o encontro fará parte da agenda de visitações do espaço.

Além de contar com uma nova estrutura, o conceito de museologia também foi inovado e adaptado com foco na conscientização ambiental. Dentro desta proposta, os técnicos buscam, não só conservar e expor as peças, mas também transmitir conhecimentos sobre a importância da preservação do meio ambiente, tendo como instrumento, os animais em exposição.

O local é um centro de excelência em educação ambiental aliada à inclusão social, uma vez que atende pessoas portadoras de necessidades especiais. Uma das razões que o torna o museu mais visitado de Brasília. Presente durante inauguração em novembro do ano passado, o vice-governador, Tadeu Filipelli fez questão de tecer elogios. “As instalações ficaram belíssimas. Resultado de uma gestão que demonstra compromisso com a qualidade na educação e no conforto para o visitante”, Comentou.

AddThis Social Bookmark Button

Tradutor

Zoo Informação

Zoo Mapa

Sistema de Ouvidoria

Parceiros

Zoo Foto

fotos.png

Tripadvisor