Get Adobe Flash player

By A Web Design Company

+ Notícias

Para a próxima terça-feira, 21 de abril, data em que se comemora 55 anos do aniversário de Brasília, a direção do Zoológico preparou uma programação que vai descontrair a garotada e também o público adulto. Durante feriado prolongado, os portões abrem normalmente no sábado e domingo, das 9 às 17h, fechando na segunda (20) para manutenção. Na terça-feira (21), O Zoológico reabre para receber os visitantes em comemoração aos 55 anos do aniversário da Capital.

Entre as atrações, os visitantes vão conferir: interação com fantasias de animais; rodas de capoeira; apresentação teatral e brinquedos infantis (pula-pula, cama elástica e piscina de bolinhas), entre outras. O público adulto também terá momentos de contemplação, uma vez que poderão participar de aulas de dança; tenda com atendimento à saúde; exposição de carros antigos da marca DKV (Vemag) e outros; exposição de artesanato e muito mais.

Para repor as energias, donos de Food Trucks estarão à disposição do púbico com diferentes tipos de refeições, atendendo gostos variados. O ingresso custa R$ 2,00 (dois reais). Crianças com até cinco anos de idade e idosos maiores de 60 não pagam. No feriado os portões abrem normalmente, das 9 às 17h.

AddThis Social Bookmark Button

Após ação conjunta envolvendo a Administração Regional da Candangolândia, a Agência de Fiscalização (Agefis), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Zoológico de Brasília, um deposito de lixo, localizado nas proximidades do Zoológico foi totalmente removido. Por medida de segurança, a direção do Zoológico criou uma barreira de proteção para que carros e caminhões não adentre no local.

O acumulo do material começou devido a presença de um catador que se instalou no local, em meados do ano passado. Desde então, fazia a separação de recicláveis, deixando o que sobrava no local, formado assim, um verdadeiro lixão. Feita a remoção, os órgãos envolvidos darão início aos trabalhos de proteção e revitalização da área, a qual terá fiscalização contínua para que outras invasões não aconteçam.

A direção do Zoológico tomou as devidas providências desde que foi feita a denúncia no dia (25/03). Em breve, a área será totalmente isolada e mudas de espécies típicas da região serão plantadas por meio de uma parceria com Administração da Candangolândia, o Zoológico e a UnB. Uma reafirmação do compromisso com o meio ambiente.

AddThis Social Bookmark Button

Personagem principal do programa de conservação das espécies ameaçadas de extinção, Juca, o tatu-bola que chegou em janeiro deste ano, estava sozinho até a semana passada. Dada a importância do projeto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), doou uma fêmea da mesma espécie. Ainda sem nome, a companheira e o mascote da Copa do Mundo de 2014 já estão juntos no mesmo recinto para exposição.

A espécie encontra-se na categoria "em perigo" na lista vermelha dos animais ameaçados de extinção. Graças a experiência que possui em manejo, conservação e reprodução, o zoológico de Brasília, em parceria com a Associação Caatinga (PI), deu passos importantes em defesa do animal que habita o cerrado e a caatinga. Juca e sua parceria são os primeiros do País a viverem em cativeiro.

O objetivo do programa é a reprodução e, se necessário, a reintrodução da espécie na natureza. Juntas, as instituições abraçam a campanha “Eu defendo o Tatu-bola, iniciado em 2013 pela Associação Caatinga.

Para sugerir um nome para a nossa mais nova moradora, envie sua ideia e o porquê do nome para o seguinte e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

AddThis Social Bookmark Button

Nota - É com pesar que a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) comunica ao seu público visitante e à sociedade brasiliense,  a decisão judicial proferida pela 2ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), no dia 05 de março de 2015, pela qual  foi determinado que os animais pertencentes ao circo “ Le Cirque” – um elefante (Chocolate), um rinoceronte (Thor), uma lhama (Carijó) e um hipopótamo(uly) - , que se encontram nesta Fundação desde agosto de 2008, frutos de uma apreensão em decorrência de Operação de Fiscalização empreendida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), juntamente com outros órgãos ambientais , sejam restituídos aos seus proprietários.

Muito embora creditando aos poderes públicos constituídos a confiança e a certeza da melhor resposta ao caso, subsiste a preocupação por parte desta Fundação que neste momento figura como fiel depositária destes animais, sobretudo em relação ao seu bem estar, o estado de saúde dos mesmos e, ainda, em relação à destinação que os mesmos poderão sofrer caso não haja reversão do quadro.

Desde o momento em que estes animais chegaram ao Zoo Brasília, a equipe técnica composta por veterinários, biólogos, tratadores, entre outros, tem feito acompanhamentos e avaliações constantes, avaliando o bem estar e a saúde de cada um deles. As conquistas são positivas em todos os quesitos desde a chegada dos mesmos. A Lhama apelidada de “Carijó”, que possui idade avançada, encontra-se atualmente em tratamento e acompanhamento no Complexo Veterinário desta instituição, por possuir uma lesão de difícil cicatrização.

Desta forma, a atual gestão da Fundação Jardim Zoológico de Brasília está preocupada com a possível saída dos animais desta fundação.

A Direção.

 

AddThis Social Bookmark Button

Por determinação da direção, os portões ficarão abertos durante o feriado da Semana Santa, que começa com a Paixão de Cristo, na sexta-feira (03/04), até o Domingo de Páscoa (05/04).

A cada dia o Zoo se torna um lugar mais aprazível para realizar passeios e piqueniques com familiares e amigos, portanto, uma boa dica para quem vai ficar na Capital.

O horário de funcionamento segue normalmente, das 09h às 17h. Crianças com até cinco anos de idade e idosos maiores de 60 não pagam. O ingresso custa R$ 2,00.

Na segunda-feira (06), os portões fecham para manutenção.

Sejam bem-vindos.

A direção.    

AddThis Social Bookmark Button

Tradutor

Zoo Informação

Zoo App

Zoo Mapa

Zoo Obituário

Parceiros

PDTI

Tripadvisor