Get Adobe Flash player

By A Web Design Company

+ Notícias

O zoológico de Brasília sediará no próximo sábado (28), a partir das 9h, na Praça Onça-tigre, o IX Encontro da Velha Guarda da Capoeira de Brasília.  Na ocasião, os atletas também celebrarão o III encontro preparatório para o Fórum Nacional de Capoeira, onde serão discutidos temas pertinentes à profissão do capoeirista e o status de bem imaterial, entre outros.

Em Parceria com o Zoológico, a Escola Cultural Alforria Capoeira –ECAC- realiza os encontros desde 2005, e faz de cada roda, mais um instrumento para integração social das diversidades culturais afrodescendentes. Está também aliada à interação com o meio ambiente, uma vez que uma das suas características é ‘batizar’ golpes e instrumentos com nomes presentes na fauna e flora, o que a torna arte na expressão musical, na criação e improviso, bem como meio de defesa pessoal.

O encontro contará com a presença de mestres, contramestres, professores e alunos de diferentes grupos do DF e Entorno, bem como de outras regiões do País. Segundo os organizadores, centenas de desportistas participarão da agenda que se estenderá ao longo do dia.

AddThis Social Bookmark Button

O Setor de Nutrição da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), é referência no Brasil, quando o assunto é bem estar animal. Condição garantida a partir da dieta preparada para cada animal do plantel. Ao tomarem conhecimento deste trabalho, a UnBTV veio conhecer - assista ao vídeo - o método desenvolvido pela Diretoria de Alimentos e Nutrição Animal (DAN), que começa desde a escolha e compra, até a distribuição em cada recinto.

As informações sobre a mudança na dieta que serão montadas têm o objetivo de oferecer os nutrientes que cada animal precisa. Para que a comida saia balanceada, as orientações aparecem na tela instalada no interior do Setor de Nutrição. Os funcionários também recebem, em tempo real, as curiosidades sobre o mundo animal e as novas técnicas de manejo e condicionamento.  

Referência Nacional– Outros Zoológicos de diferentes estados brasileiros já levaram experiências desenvolvidas no Zoo da capital. A troca de conhecimento com profissionais de outros países também contribui na qualidade da alimentação e nutrição, bem como, para o desenvolvimento de pesquisas na área, como afirma o diretor de Nutrição Animal, Guilherme de Carvalho. “Já prestamos consultorias para vários zoológicos, em breve publicaremos artigos sobre dieta para animais em risco de extinção e sua reinserção na natureza”, comenta o diretor.

AddThis Social Bookmark Button

Os programas de educação ambiental do Zoológico de Brasília para o ano de 2015 vem com uma agenda pra lá de “animal”. A partir da próxima segunda-feira (09/02), estarão abertas as inscrições para os projetos voltados para a educação ambiental. Em fevereiro, os interessados poderão optar por programas como: Zoo Noturno, Zoo Camping, Zoo Vai à Escola e Visitas Monitoradas. Para o mês de março, estão previstas as inscrições para o Zoo Ciências, Zoo Especial, e Zoo Toque. Veja tabela aqui.

Além de ser um excelente local para o lazer e o entretenimento, o Zoológico também funciona como centro de pesquisa em educação ambiental e conservação da biodiversidade. Conceitos sobre sustentabilidade fazem parte da didática dos programas e, por meio deles, os profissionais buscam conduzir as práticas ecologicamente corretas, o que contribui para a construção de uma sociedade ambientalmente sustentável.

Os interessados em um dos projetos devem marcar agenda junto à Diretoria de Conscientização Ambiental (DICAM), pelos telefones: 3445-7043 / 3445-7007 ou pelo e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

AddThis Social Bookmark Button

O Zoológico é um excelente programa para quem preferir descansar durante a festa de folia. Por determinação da direção, os portões abrirão normalmente durante todo o feriado de Carnaval, de sábado (14) até a terça-feira (17), das 9 às 17h. Na quarta-feira de cinzas (18), os portões fecham para manutenção.

O ingresso custa R$ 2,00 (dois reais), crianças com até cinco anos e idosos acima de 60 não pagam.

Sejam bem-vindos!

A direção.

AddThis Social Bookmark Button

Um tatu-bola será a mais nova atração do zoo a partir desta segunda-feira (26). O animal desembarcará no Aeroporto internacional de Brasília, por volta das 17h, e seguirá para o Zoológico, onde um recinto preparado especialmente para a espécie o espera. O exemplar é o primeiro do mundo reproduzindo em cativeiro, um marco histórico do projeto de conservação de animais da fauna brasileira, ameaçados de extinção.

Trata-se de um programa de conservação realizado pela Associação Caatinga em parceria com o Grupo de Especialistas em Tatus, Tamanduás e Preguiças da IUCN e a The Nature Conservancy. Hoje, o Tatu-bola encontra-se na categoria ‘Em Perigo’ na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Zoológico de Brasília é referência – Reconhecido pela experiência com manejo de animais silvestres, o zoológico da capital foi escolhido para conduzir o programa de reprodução. Temos um corpo técnico qualificado para o manejo de animais ameaçados de extinção. Nosso foco é a reprodução com possibilidades reintrodução na natureza”, explica Filipe Reis, curador da Diretoria de Mamíferos do Zoo Brasília.

O Projeto Tatu-bola iniciou em 2013 com A Associação Caatinga, a qual fez a indicação do animal para ser mascote da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e, no mesmo ano, lançou a campanha ‘Eu Protejo o Tatu-bola’.

AddThis Social Bookmark Button

Tradutor

Zoo Informação

Zoo App

Zoo Mapa

Sistema de Ouvidoria

Parceiros

PDTI

Tripadvisor