Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/20 às 9h11 - Atualizado em 24/03/20 às 15h26

Papagaio-do-mangue

Papagaio-do-mangue (Amazona amazonica)

 

 

TAXONOMIA
Classe Aves
Ordem Psittaciformes
Família Psittacidae

 

Características: Mede entre 31 e 34 cm de comprimento e pesa entre 298 e 469 g. Apresenta plumagem geral na coloração verde. Tem o espelho (pequena parte das penas das asas) e uma marca na cauda de cor laranja. O bico é amarelado na base, com o restante cinza escuro. Os adultos possuem a coroa, parte da face e a garganta, na coloração amarela. Possuem também uma larga e conspícua faixa azul claro que vai de ambos os olhos até o bico, separando a coroa da face amarela.

 

Distribuição Geográfica: Ocorrem em quase todo o Brasil, com exceção da região Sul. Mundialmente há registros em países como Colômbia, Peru, Bolívia, Venezuela e no leste dos Andes.

Habitat: Habitam matas de galeria, várzeas, regiões alagadas e manguezais para pernoitar e reproduzir normalmente. Utilizam ilhas cobertas.

 

Alimentação: Sementes, frutas e flores.

 

Reprodução: Se reproduz geralmente no segundo semestre do ano e faz ninhos em cavidades, aproveitando ocos de árvores, paredões rochosos e cupinzeiros. É uma espécie monogâmica. Põem, em geral, 3 ovos que eclodem após 29 dias de incubação. Geralmente, um filhote sai do ninho depois de 2 meses de nascido, chocado pela fêmea.

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 60 anos.

 

Status de Conservação (MMA): Pouco preocupante.

 

Curiosidades: Tem o nome de papagaio do mangue devido a habitarem esses ecossistemas nas regiões costeiras. Dessa forma, provavelmente, essa foi a espécie de papagaio primeiro observada pelos portugueses ao chegarem na costa brasileira.

 

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado
1 2 1

 

* Com informações de: WikiAves e Ornitologia Brasileira (Helmut Sick).

 

Fotografia por: Lucia Calvet

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000