Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/17 às 10h19 - Atualizado em 22/11/17 às 10h19

Parceria entre Zoológico, Ibram e UniCEUB gera os primeiros resultados

COMPARTILHAR

Uma parceria entre a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) está analisando os ruídos produzidos pelos visitantes do Zoo. O objetivo principal é fornecer informações para possíveis intervenções físicas nos recintos dos animais que possam promover o bem-estar e contribuir com o programa de conservação. A iniciativa faz parte de um termo de cooperação firmado para desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão em diferentes áreas temáticas.

 

A primeira etapa de medição em campo foi concluída em outubro, quando foi avaliado o efeito da barreira de vidro no conforto acústico do recinto do rinoceronte. A equipe posicionou uma caixa de som, que emitia um ruído de aproximadamente 80 decibéis, em frente ao local simulando o efeito causado pelos visitantes. No interior do ambiente que o animal fica, o valor médio registrado foi de 59 decibéis, o que significa uma redução de 21 decibéis devido a proteção instalada pelo Zoológico.

 

Segundo o diretor-presidente do Zoológico, Gerson Norberto, “a redução do impacto será maior com a conclusão da estrutura proposta pela equipe do Zoo”. Norberto explica que o recinto contará com um pergolado e vegetação adensada, além de ajustes que serão feitos na parte interna do cambiamento. Serão instalados combongóis que eliminarão possíveis reverberações e consequentes aplicações sonoras internas.

 

O projeto está sendo desenvolvido pelas estudantes do curso de medicina veterinária do UniCEUB, Rafaela Coimbra e Fernanda Guedes, com apoio técnico e logístico do Zoológico e de servidores do Ibram. Elas estão produzindo um relatório de resultados e, paralelamente, a equipe do Zoo continua com as coletas dos ruídos dos visitantes no demais recintos. A proposta é que se finalize a segunda etapa até janeiro para que sejam apresentados os resultados preliminares.

ZOO - Governo de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000