Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/08/17 às 19h33 - Atualizado em 23/08/17 às 15h50

Programa de Reprodução para Conservação

Frente à crescente degradação ambiental devido à exploração humana descontrolada, cada vez mais espécies de animais silvestres tem sofrido com a destruição do seu habitat natural. Um dos papéis dos zoológicos é promover um ambiente adequado aos indivíduos que não tem condições de permanecer na natureza e às espécies que estão sofrendo ameaça pela dificuldade de se manter em ambiente natural. Essa conservação ex situ tem o objetivo de desenvolver estratégias de conservação e recuperação da fauna, proporcionando condições adequadas de vida e reprodução para perpetuação das espécies.

Para evitar maiores perdas de biodiversidade é necessário direcionar esforços para as mais diversas áreas da conservação e a reprodução em cativeiro é um importante mecanismo para essa finalidade. O maior obstáculo, porém, é a baixa natalidade em cativeiro, que pode ser devido às particularidades do comportamento sexual da espécie ou à condição de estresse crônico que diversos animais desenvolvem em cativeiro. Para minimizar esses efeitos, no Zoo Brasília as equipes técnicas se preocupam em promover uma melhor qualidade de vida com adequações no manejo, nutrição, ambientação dos recintos, acompanhamento veterinário, entre outras atividades que favorecem o bem-estar animal. Como consequência desse trabalho, temos obtidos bons índices de reprodução e estamos trabalhando para aumentar esses resultados.

 

 

 

ZOO - Governo de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000