Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/07/17 às 10h03 - Atualizado em 23/07/18 às 10h59

Projeto de pesquisa

Um dos objetivos da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) é consolidar-se como referência para pesquisadores e alunos quanto às questões que envolvam pesquisas em animais silvestres, visando produzir, sistematizar e disseminar informações e novas tecnologias que contribuam com a preservação do meio ambiente.

 

A realização dos projetos de pesquisa na FJZB é regularizada pela Diretoria de Pesquisa (DPE), que formaliza as parcerias com pesquisadores e instituições, além de incentivar a produção científica dentro da Fundação.

 

Atualmente são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa realizados por pesquisadores do próprio Zoo e de Instituições de Ensino ou Pesquisa parceiras. Os trabalhos que vem sendo realizados relacionam-se as seguintes áreas:

 

–    Clínica Médica e Cirúrgica;

–    Nutrição Animal;

–    Curadoria de Aves;

–    Curadoria de Mamíferos;

–    Curadoria de Répteis e Anfíbios;

–    Curadoria de Artrópodes;

–    Condicionamento e enriquecimento ambiental;

–    Museologia e Taxidermia;

–    Educação Ambiental e Lazer.

 

 

Quer desenvolver Projetos de Pesquisa no Zoo Brasília?

 

O desenvolvimento de projetos na FJZB é regulamentado pela Instrução nº 78, de 03 de setembro de 2015 que estabelece as Normas e Diretrizes para Realização de Projetos de Pesquisa na Fundação Jardim Zoológico de Brasília.

 

Dentre os pré-requisitos necessários para submissão dos projetos contidos nesta Norma destacam-se:

 

– estar ligado a uma instituição de pesquisa ou ensino;

– protocolar junto ao Núcleo de Documentação e Comunicação Administrativa – NUDOC da FJZB os seguintes documentos:

  • CARTA DE ANUÊNCIA  para autorização de pesquisa: a solicitação deve ser redigida em papel timbrado e assinada pelo responsável da instituição;
  • FICHA DE INSCRIÇÃO e TERMO DE RESPONSABILIDADE, preenchidos e assinados por todos os participantes do projeto;
  • projeto de pesquisa;
  • Formulário Unificado para solicitação de autorização para uso de animais em ensino e/ou pesquisa preenchido a ser submetido à Comissão de Ética no Uso de Animais da Fundação Jardim Zoológico de Brasília – CEUA/FJZB ou documentação comprovando aprovação da Comissão ao qual a pesquisa foi submetida;
  • currículo Lattes de todos os pesquisadores, segundo padrão da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
  • autorização do IBAMA/SISBIO para coleta e transporte de material biológico, se houver, além de todas as autorizações que se fizerem necessárias.

 

O Zoológico de Brasília desenvolve atualmente diversos projetos de pesquisas e continuamos a identificar e desenvolver projetos específicos que abordam as principais lacunas de conhecimento e tentar melhorar as nossas atividades de conservação e cuidados com os animais.

 

 

 

Para maiores informações entre em contato com a Diretoria de Pesquisa
E-mail: dpe@zoo.df.gov.br
Equipe:
Diretor de Pesquisa: Francisco José Feijó Paiva
Assessor de Conservação e Pesquisa Aplicada: Igor Morais
Tel: (61) 3445.7012 / (61) 3445.7012

 

“Venha desenvolver o seu Projeto de Pesquisa no Zoo Brasília e contribua no combate à extinção de espécies da fauna silvestre, especialmente aquelas em risco de extinção”. 

ZOO - Governo de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000