Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/17 às 9h34 - Atualizado em 16/05/19 às 15h39

Zoológico de Brasília é parceiro do Projeto Tamanduá

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) está desenvolvendo protocolos nutricionais para tamanduás-bandeira mantidos sob cuidados humanos. A iniciativa é uma parceria entre o Zoo e o Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás do Brasil (Projeto Tamanduá). Coletas de material em campo no Pantanal são realizadas com objetivo de levantar informações sobre a dieta e a condição corporal dos animais em vida livre.

 

De acordo com a lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie está ameaçada de extinção e em declínio. Atualmente, 10 tamanduás-bandeira permanecem sob os cuidados do Zoo e outros seis, encaminhados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estão sendo reabilitados com o objetivo de retornar à natureza.

 

O Projeto Tamanduá é uma organização não-governamental fundada em 2005 com objetivo de desenvolver ações de pesquisa, educação e fomento a políticas públicas com foco na conservação de tamanduás, tatus e preguiças em vida livre e sob cuidados humanos.

 

A superintendente de Conservação e Pesquisa do Zoológico de Brasília, Ana Raquel Gomes, é pesquisadora associada do Projeto Tamanduá e está coordenando as atividades que incluem desde a elaboração de protocolos nutricionais para filhotes até o acompanhamento da condição corporal dos adultos por meio de biometrias realizadas em campo e nos animais do zoo.

 

O primeiro trabalho em campo foi realizado em outubro de 2016, na base do Projeto Tamanduá no Pantanal. Para Raquel, “o desenvolvimento do protocolo é fundamental para alinhar o trabalho de conservação da espécie realizado pelas instituições que cuidam de tamanduás”.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000