Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/20 às 19h51 - Atualizado em 10/06/20 às 20h08

Zoológico de Brasília lamenta falecimento de ambientalista José Buitoni

É com profundo pesar que o Zoológico de Brasília informa o falecimento do ambientalista José Buitoni de Carvalho Silva, aos 90 anos, em Vila Velha, Espírito Santo. Buitoni foi vítima de insuficiência respiratória resultante da covid-19.

 

Em visita realizada ao Jardim Zoológico de Brasília,  no aniversário da instituição em 2016, ele descreveu com muito bom humor sua chegada à capital federal. Oriundo do Rio de Janeiro, relatou que o pai era funcionário em zoológico do estado e que, durante um período, morou em instalações do zoológico de Brasília. Naturalista apaixonado por animais, é dele o primeiro registro da espécie pirá Brasília, referência endossada no nome científico da espécie (Simpsonichthys boitonei), que já foi cogitada a ser símbolo da capital.

 

Foto: Rosana Marques

 

Pirá Brasíla
A espécie foi descoberta no período em que a capital estava em construção, em ambientes brejosos nas proximidades de onde hoje se encontra o Zoológico de Brasília. A espécie tem por praxe se estabelecer em pequenas lagoas temporárias, nas quais completa seu ciclo depositando seus ovos no solo, o que permite continuidade na reprodução, mesmo depois que a lagoa desapareça. Com o retorno das chuvas, esses ovos eclodem, reiniciando o ciclo.

Foto: Pedro de Podestá

No entanto, ações humanas que vem progressivamente destruindo o cerrado, em especial as veredas, ambientes onde naturalmente encontra-se a espécie, vêm contribuindo com o declínio da população, sendo cada vez mais difícil encontrar indivíduos.

 

O Zoológico de Brasília agradece e faz aqui essa merecida homenagem e considera que ações e intenções como as executadas por Buitoni devem servir de modelo a todos que amam e respeitam o meio ambiente.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000