Atualizado em 30 de junho de 2023.
Ao longo de 2018 a equipe técnica da Superintendência de Conservação e Pesquisa do Zoológico de Brasília elaborou um planejamento populacional para as espécies mantidas sob os cuidados do Zoológico de Brasília.
O plano de população de espécies em um zoológico é de essencial importância para a instituição. Sua elaboração é tanto uma exigência de processos de acreditação como uma diretriz para os trabalhos desenvolvidos, sejam estes de programas de conservação, educação ou projetos de infraestrutura.
O Zoológico de Brasília foi fundado em 6 de dezembro de 1957 e tornou-se a primeira organização de cunho ambiental do Distrito Federal, sendo estabelecidas em seu Estatuto as seguintes metas:
I. Contribuir para a conservação do patrimônio de Biodiversidade do Distrito Federal, por meio da manutenção de programas de conservação e pesquisa in situ e ex situ, em especial nas áreas de cerrado do Distrito Federal e entorno;
II. Produzir, sistematizar e disseminar informações, pesquisas, análises, estudos e projetos de preservação do meio ambiente, em particular sobre a fauna e a flora, para a melhoria do complexo ecológico sob sua guarda;
III. Promover a conscientização ecológica dos visitantes por meio da manutenção de programas interativos de educação ambiental que permitam o envolvimento e a participação do usuário nas atividades, programas e projetos da entidade; e
IV. Investir na criação e na manutenção de calendário de atividades de lazer destinadas à valorização da cultura e à preservação da natureza, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a geração de emprego e renda no Distrito Federal.
O presente plano da população foi construído não apenas em conformidade com estas metas, mas também fazendo jus à missão de um zoológico adepto da concepção moderna. Tal concepção determina que os trabalhos e investimentos na instituição devem ser direcionados – prioritariamente – ao manejo de populações saudáveis e viáveis de animais com potencial de contribuir para a conservação de suas espécies na natureza, à educação do público sobre como evitar ou minimizar os impactos antrópicos no mundo natural e ao avanço do conhecimento relacionado ao bem-estar e conservação animal. Desta forma, a base do planejamento da FJZB foi a segunda edição do manual intitulado The Modern Zoo: Foundations for Management and Development, publicado pela Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (EAZA) em setembro de 2013.
Acreditamos que, para efetividade e continuidade deste trabalho tão importante, a elaboração de uma Instrução Normativa que regulasse tais ações fosse a melhor alternativa. Desta forma, publicou-se a Instrução Normativa nº 215, de 27 de dezembro de 2018 (link abaixo), que dispõe sobre as diretrizes para a criação do Plano de População de Espécies sob os cuidados do Zoológico de Brasília.
Publicação da IN no Diário Oficial nº 247, de 31 de dezembro de 2018
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br