Noticia Aberta
Zoo orienta público sobre ações de prevenção de carrapatos
COMPARTILHAR
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) possui uma grande área verde de visitação e faz divisa com área de preservação ambiental, como o Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo. Nesse período de seca, onde a oferta de alimentos é menor, alguns animais de vida livre procuram o Parque em busca de itens alimentares, como é o caso de alguns macacos pregos que estão adentrando nossas instalações e as capivaras que normalmente habitam toda a orla do Lago Paranoá.

Calçadas passam por todos os recintos dos animais

Zoo orienta público a andar pelas calçadas
Como o Zoológico é uma área que abriga muito animais e de proteção ambiental, os meios de prevenção precisam salvaguardar os animais e o meio ambiente. Mas, pela visita desses animais de vida livre, não é possível extinguir por completo o risco de contaminação pelo carrapato.
Febre Maculosa
A febre maculosa brasileira é uma doença infecciosa transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennense, não sendo passada diretamente de pessoa para pessoa nem pelo contato com animais infectados. A bactéria R. rickettsii é propagada aos humanos e aos animais apenas por meio da picada de um carrapato infectado.
2️⃣ Faça piqueniques nas mesas apropriadas espalhadas por todo o Zoológico. Não utilize a grama!
3️⃣ Vista-se de roupas adequadas. Para ficar menos exposto e correr menos risco, é altamente recomendado que sejam utilizadas blusas de manga longa e calças compridas, além de sapatos fechados.
4️⃣ Passe repelente por todo o corpo.
5️⃣ Agora é só aproveitar o passeio!