Governo do Distrito Federal
3/03/22 às 16h16 - Atualizado em 3/03/22 às 16h42

Zoo de Brasília conquista prêmio internacional de enriquecimento ambiental

COMPARTILHAR

O Zoológico de Brasília foi um dos vencedores no prêmio internacional de enriquecimento ambiental para animais sob cuidados humanos, dado pela ONG Hose2Habitat, em uma premiação anual. Esta foi a primeira participação da instituição na premiação, que garantiu a melhor categoria, de acordo com os jurados, e conquistou o prêmio de 300 dólares.

 

O objetivo do concurso é divulgar ideias adotadas por outras instituições do mundo para enriquecimento animal. Para participar, a instituição interessada deveria enviar ideias de enriquecimento realizado com materiais de baixo custo e fáceis de se encontrar no mercado. Com esse critério, os vencedores são escolhidos por membros da ONG ou por voto popular, a depender da categoria.

 

No caso do Zoo de Brasília, foram enviados fotos e vídeos de dezenove enriquecimentos confeccionados pela equipe técnica que englobavam todas as categorias — físico, alimentar, sensorial, cognitivo e social —, como pneu de trator para o rinoceronte, tambor com frutas para o elefante-africano, bola de mangueira para a onça-pintada e comedouro interativo para a girafa.

 

A bióloga do Zoo e uma das responsáveis por inscrever a instituição no concurso, Giannina Piatto Clerici, revela que a premiação será toda revertida em materiais para os próprios animais. “Vamos utilizar o dinheiro do prêmio para comprar mais itens de enriquecimentos, que tenham maior durabilidade e resistência, para oferecermos atividades ainda melhores para os nossos animais.”

 

De acordo com a diretora-executiva da ONG, Lisa Daly, os enriquecimentos confeccionados pelo Zoo de Brasília surpreenderam a equipe julgadora da premiação. “Nós estamos em êxtase com os vídeos e enriquecimentos que vocês submeteram. Deu-nos muita alegria assisti-los e testemunhar o cuidado que vocês tem com os animais”, afirma.

 

Por mês, a Gerência de Bem-Estar Animal do Zoo desenvolve aproximadamente 300 enriquecimentos para mamíferos, répteis e aves. Os produtos são realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por biólogo e médico-veterinário, que promove o planejamento de acordo com a espécie, a montagem dos enriquecimentos e a observação comportamental após a disponibilização do item.

 

Giannina Piatto Clerici, bióloga e chefe do Núcleo de Conservação e Manejo de Mamíferos; Marisa Carvalho, bióloga e gerente de bem-estar animal; e Bryam Amorim, médico veterinário e supervisor de condicionamento animal.

 

Enriquecimento ambiental

Para que os animais não caiam na rotina, atividades de enriquecimento são realizadas durante todo o ano com o objetivo de surpreendê-los positivamente, com estímulos naturais de cada indivíduo. Tais atividades são pensadas e estudadas para cada uma das espécies do Zoo, com o objetivo de promover a saúde física e mental de cada indivíduo.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7007