Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/02/23 às 12h35 - Atualizado em 20/03/23 às 10h46

Zoo de Brasília recebe primata típico da Amazônia para reprodução da espécie

COMPARTILHAR

 

 

Foto – Leonardo Viana

Na manhã desta sexta-feira (24), a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) recebeu, no aeroporto internacional de Brasília, por meio do programa Avião Solidário da LATAM, um indivíduo fêmea de Cuxiú (Chiropotes sagulatus). O animal estava sob os cuidados do Cetas/Ibama do Amazonas e o seu transporte de Manaus para a capital federal tem como objetivo a reprodução desta espécie e pesquisas da instituição.

 

O Cuxiú é uma espécie de macaco típica do Bioma Amazônico. A fêmea transportada de Manaus para Brasília foi por muito tempo domesticada e não apresenta condições de sobrevivência caso seja reintroduzida em seu habitat natural. Por isso, foi entregue ao Ibama, que optou pelo seu envio ao Zoo de Brasília para formar casal e reprodução com um macho da mesma espécie que já reside no local.

 

Além disso, o Chiropotes sagulatus é um macaco pouco estudado e é do interesse dos pesquisadores locais produzir mais conhecimento sobre o seu comportamento. Embora a espécie não seja considerado ameaçado de extinção atualmente, a perda de habitat causada pelo desmatamento e outras formas de degradação do habitat são uma ameaça para a sua sobrevivência. Além disso, a caça ilegal para comércio de animais de estimação e consumo humano também representa uma ameaça para a população desses macacos. Por isso, é importante continuar monitorando e protegendo essa espécie vulnerável.

 

“Dois fatores são relevantes no recebimento desta fêmea: a questão dela precisar de uma nova oportunidade em um ambiente que não apenas permita que ela sobreviva, mas que tenha qualidade de vida e cuidados especializados, além de encontrar um macho da mesma espécie para estabelecer um grupo; e também para podermos conhecer mais sobre o comportamento e características dessa espécie que é pouco conhecida e estudada, visando colaborar com a conservação da sua espécie”, disse o diretor de Mamíferos do Zoo, Filipe Reis.

 

A nova integrante do plantel do Zoo vai ficar isolada no Hospital Veterinário até que faça os exames necessários.

 

 

Avião solidário

O Avião Solidário é um dos mais importantes programas do grupo LATAM em sua estratégia de Sustentabilidade. Conectado com a frente de Valor Compartilhado, coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

 

Com mais de 10 anos de existência, as ações do Avião Solidário já beneficiaram no Brasil cerca de 140 milhões de pessoas e mais de 4,6 mil animais silvestres por meio da concessão de passagens e de transportes cargueiros. Somente em 2022, foram concedidas mais de 700 passagens no Brasil e transportadas gratuitamente mais de 921 toneladas de cargas e de 150 animais de 17 espécies diferentes.

 

O transporte gratuito de animais para a conservação ambiental é conduzido pela LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do grupo LATAM que utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado, com parte do porão de cargas da aeronave reservado exclusivamente para esta operação, em que uma posição é destinada para o seu acondicionamento, sempre visando a sua segurança e redução dos tempos de exposição, minimizando o estresse.  Em 2022, o programa Avião Solidário alcançou a marca de 20 ONGs parceiras no Brasil, incluindo importantes aliados como Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, Make a Wish, Ampara Animal. Desde o início da pandemia de Covid-19, também já foi responsável pelo transporte gratuito de mais de 282 milhões de vacinas para todos os estados do Brasil, o que corresponde a mais de 70% de todas as vacinas contra a doença distribuídas pela aviação no País.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br