6/12/21 às 14h41 - Atualizado em 6/12/21 às 14h41

Zoo recebe nova moradora para reprodução e conservação de espécie ameaçada de extinção

Em parceria com a LATAM Cargo e a Inframerica, o Zoo de Brasília acolheu, nesta quinta-feira (2), a Liz, uma fêmea da espécie urso-de-óculos. O animal, que pesa aproximadamente 60kg, veio de Salvador e desembarcou no Aeroporto de Brasília por meio do Programa Avião Solidário da LATAM, para encontrar seu novo e primeiro parceiro. Ney, como é carinhosamente chamado pela equipe, está sob cuidados do Zoo de Brasília desde 2017 e, após pesquisa científica genealógica dos ursos nos zoológicos brasileiros, recomendou-se o seu pareamento com a Liz devido à maior variabilidade genética entre os dois indivíduos. A expectativa é que o casal integre os programas de conservação internacionais para a conservação da espécie.

O urso-de-óculos é a única espécie de urso cuja ocorrência é na América do Sul e, atualmente, encontra-se ameaçada de extinção pela perda gradual de habitat, o que a torna dependente de esforços em cativeiro para não desaparecer da natureza. Algumas estimativas sugerem que existam menos de cinco mil indivíduos na natureza, mas, felizmente, é uma espécie que se reproduz bem sob cuidados humanos, o que aumentam as expectativas no casal Ney e Liz.

“A chegada da Liz tem o objetivo de contribuir efetivamente para a conservação da espécie por meio da reprodução em cativeiro. O nosso objetivo é que tanto Liz quanto Ney e seus filhotes façam parte dos programas de conservação internacionais. Se tudo der certo na reprodução, a gestação ocorre em sete meses, com um a três filhotes”, afirma o diretor de mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis.

Durante aproximadamente 30 dias, Liz ficará em quarentena em um recinto temporário, fora da área de visitação, para que sejam realizados todos os clínicos e comportamentais necessários. O recinto foi ambientado para acolher Liz, com estruturas que remetem seu habitat natural, para garantir o seu bem-estar durante os cuidados da equipe técnica do zoológico. Enquanto isso, a equipe elabora estratégias de aproximação entre os dois indivíduos para que dê tudo certo no primeiro encontro.

Avião Solidário da LATAM ajuda na conservação de espécies
Há 10 anos, o programa Avião Solidário da LATAM encurta distâncias colocando à disposição a sua estrutura, conectividade e capacidade de transporte de passageiros e cargas para o benefício do Brasil e da América do Sul.

No Brasil, o Avião Solidário já decolou para apoiar a conservação de mais de 4.500 animais de diferentes espécies, especialmente as ameaçadas de extinção. Somente em 2021, já foram transportados gratuitamente pelo programa macacos, onças, tamanduás e aves, totalizando16 animais de diferentes estados do País, de norte a sul.

Para estes delicados transportes, a LATAM Cargo usa sua expertise e cuidados especiais para que todos os animais silvestres cheguem em seus destinos com tempos de exposição e desconforto mínimos para o animal.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7007