Com o objetivo de conservar a espécie ameaçada de extinção, o Zoológico de Brasília recebeu da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco uma fêmea de mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia). O mico foi resgatado em Petrolina (PE), vítima do tráfico de animais silvestres, e chegou ao Aeroporto de Brasília na noite dessa terça-feira (6).
O animal deve fazer parte da preservação da espécie em extinção por meio do Programa de Conservação do Mico-leão-dourado e seguimento às diretrizes e orientações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-coleira na Fundação Zoológico de Brasília.
O novo habitante foi transportado no voo LA3783 que partiu do aeroporto de Recife às 16h15 (hora local) e pousou na capital federal às 18h55 (hora local). O transporte do mico foi feito pelo programa Avião Solidário da Latam, que se coloca à disposição para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, meio ambiente e desastres naturais.
A fêmea cumprirá quarentena, onde deve passar pela fase de adaptação ao novo ambiente, antes de poder ser visitada pelo público.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 98199-0271
e-mail: sueup@zoo.df.gov.br