Governo do Distrito Federal
7/10/22 às 17h15 - Atualizado em 24/10/22 às 15h44

Zoológico de Brasília recebe indivíduo fêmea de ariranha

COMPARTILHAR

No dia 23 de setembro, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) recebeu um indivíduo fêmea de ariranha (Pteronura brasiliensis) de oito anos, apelidada de Saráe, que estava no Aquário de São Paulo. A espécie foi transportada gratuitamente pela LATAM Cargo, por meio do programa “Avião Solidário” e ao desembarcar no aeroporto da capital federal, foi recebida pela equipe de fauna do Aeroporto de Brasília e técnicos do Zoo na área de animais vivos do Terminal de Cargas.

 

Foto – Welington Coelho

 

 

A ariranha, também conhecida como lontra-gigante, é a maior espécie de lontra do mundo e ocorre apenas na América do Sul No Brasil é encontrada na Amazônia, Pantanal, Cerrado e na Mata Atlântica, sendo que nesta última é considerada criticamente ameaçada de extinção. Foi muito caçada por causa da comercialização de sua pele e sofre com a perda de habitat e superexploração da pesca, já que o peixe é seu principal alimento.

 

 

 

 

A Associação de Zoológicos do Brasil (AZAB) e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), conjuntamente com vários zoológicos e aquários brasileiros estabeleceram como meta manejar a espécie de forma organizada com fim de manter a variabilidade genética e a qualidade demográfica dessa espécie em cativeiro, para de fato contribuir com a conservação de sua espécie.

 

Nesse sentido, o objetivo do Zoo é juntar a Saráe ao Macau, macho da mesma espécie, que já está sob os cuidados da FJZB desde 2019. “O Zoológico de Brasília é o maior reprodutor da espécie no Brasil e um dos maiores do mundo, sendo referência no manejo e cuidado desta espécie e a ideia é que possa continuar contribuindo para que esses animais não desapareçam na natureza.”, disse o diretor de Mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis.

 

Avião Solidário e a estratégia de Sustentabilidade do Grupo LATAM

 

O Programa Avião Solidário da LATAM vai muito além de uma ação de solidariedade. É um importante vetor para a transformação social do Brasil, um país de dimensões continentais que depende da aviação para o desenvolvimento local. Foi percebendo esse valor, que a LATAM criou em 2011 o programa para colocar à disposição da sociedade de forma gratuita o transporte de pessoas, cargas e animais em situações de desastres naturais, preservação ambiental e questões de saúde. Mais uma marca do compromisso da companhia com o país. Esse valor de encurtar distâncias e chegar a lugares que só o avião é capaz de estar, permite ainda que o programa seja fundamental para a realização de projetos sociais por todo país, o qual sem ele, não aconteceriam.

 

Nos últimos 10 anos, mais de 130 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo programa, que teve grande destaque no transporte de vacinas na luta contra a pandemia de Covid-19. Somente a LATAM transportou gratuitamente 270 milhões de doses, sendo responsável por 65% de todo o transporte dos imunizantes pelo modal aéreo. Essa é a força do programa, que segue em sua missão de apoiar o país em seu desenvolvimento social por meio do serviço aéreo.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7037
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br