Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/18 às 15h50 - Atualizado em 8/11/18 às 15h53

Borboletário

Inaugurado em 21 de outubro de 2005, o Borboletário é um dos espaços mais encantadores do Zoo. A estrutura tem um formato ovalado com 26 metros de comprimento, 10,3 metros de largura e 10 metros de altura, ornado com uma estrutura de tela metálica e com um sombrite que ajuda na manutenção da temperatura, luminosidade e umidade, além de impedir a fuga dos animais e protegê-los de predadores.

 

Toda parte paisagística do interior do Borboletário foi idealizada com intuito de reproduzir as características naturais que as espécies encontram em seus ambientes específicos, e que garantem o seu ciclo de desenvolvimento. São reproduzidos três tipos de microclimas: um de mata fechada, outro de área brejosa e um terceiro de área seca. As espécies vegetais de cada uma dessas áreas estão associadas aos ciclos reprodutivos e alimentares das espécies mantidas neste espaço.

 

Os visitantes podem observar as diferentes espécies de borboletas que vivem no Borboletário da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB). No estágio de ovo, passando pelas larvas e pupas, até chegar o estágio adulto, elas são armazenadas na Casa de Criação para garantir condições adequadas de alimentação e ficam até sair do casulo. Este ambiente não é aberto ao público pois é o local onde as borboletas se desenvolvem. Já no Borboletário, acontece o acasalamento, postura e o atingimento da longevidade natural.

 

Atendimento

Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB)
Av. das Nações Via L2 Sul – Brasília/DF.

Horário de funcionamento: De quarta-feira a domingo, das 8h30 às 12h00 e das 14h às 16h.

Cada visita é acompanhada por um monitor, que atende até 15 pessoas por vez, para tirar dúvidas e falar sobre curiosidades dos insetos.

Não é necessário agendamento e as atividades são gratuitas.

Mais informações: (61) 3445-7012.

 

 

 

 

ZOO - Governo de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000