Governo do Distrito Federal
8/11/18 às 15h49 - Atualizado em 21/12/22 às 11h59

Museu de Ciências Naturais

Atualizado em: 21 de dezembro de 2022.

 

No Museu de Ciências Naturais do Zoológico de Brasília são expostas várias peças de animais, nativos e exóticos, preparadas por diferentes técnicas de conservação de material biológico, tais como taxidermia (conservação da pele), osteotécnica (preparação do esqueleto), materiais curtidos, bem como conservados em meio líquido.

 

Em 2022, o Museu passou por um processo de revitalização das peças e reorganização do acervo, o que tornou a visita mais dinâmica, informativa e interativa. Foi inaugurada uma nova atração aos visitantes: o Espaço Interativo, onde os visitantes podem ver de perto e sentir a textura da pele de diversos animais, como a do elefante Babu, que viveu aqui no Zoo até 2018.

 

É possível, ainda, conhecer a textura dos pelos de onça-pintada, tamanduá-bandeira, veado catingueiro e do adax e tocar no casco de tartaruga-da-amazônia, vértebra de girafa, bico de tucano, pele de cobra, enfim, tem muita novidade com peças que nunca foram expostas e, também, com peças recém-preparadas, como um exemplar de tamanduá-mirim.

 

Além disso, o público continua podendo apreciar de perto o esquelelo da Nely, o primeiro elefante do Zoo Brasília; bem como esqueleto de sucuri, crânio de hipopótamo, e os imponentes tigre-de-bengala e harpia taxidermizados, entre outros.

 

O Museu desenvolve atividades educativas com exposição de peças do acervo em Tendas Temáticas dispostas pelo Zoo, e projetos direcionados às pessoas com deficiências e grupos de idosos, dentre outros, com o projeto Zoo com Vivências. Além disso, realiza exposições itinerantes e atividades educativas externas em instituições públicas e privadas com o projeto Zoo em Ação.

 

Os interessados em obter mais informações e participar dos projetos citados, devem realizar o agendamento prévio pelo e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br.

 

O horário de visitação do Museu é de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. A entrada é gratuita aos visitantes do Zoo Brasília. Caso esteja chovendo, o local é fechado.

 

Em caso de dúvida, entre em contato de segunda a sexta das 7h às 12h e das 14h às 17h via WhatsApp no número: (61) 98199-0271.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br