Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/17 às 18h26 - Atualizado em 16/05/19 às 15h43

Equipe do Zoológico prepara atendimento a animais na Chapada dos Veadeiros

A equipe da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) enviada para a Chapada dos Veadeiros nesta segunda-feira (23/10) para apoiar no resgate de animais atingidos pelo incêndio realizou um diagnóstico da situação no local. No momento, ainda não foram encontrados e resgatados animais atingidos pelo fogo.

 

Os técnicos estão atentos, mas a previsão é que o resgate seja intensificado após o controle do incêndio já que a fauna atingida costuma aparecer após o fim do fogo.

 

O diretor-presidente da FJZB, Gerson Norberto, explica que apesar de não ter registro de animais atingidos por enquanto, eles devem aparecer voltando para área de forrageio ou fugindo de alguns pontos críticos. “O melhor combate hoje para evitar animal machucado é o cuidado no tráfego, com redução de velocidade nas estradas e mais atenção dos motoristas”, disse Norberto.

 

Foram instaladas duas bases de apoio com medicamentos, kits cirúrgicos e vários equipamentos para o manejo de animais. Além disso, os voluntários estão passando por capacitação com os técnicos do Zoológico.

 

A equipe do Zoo retorna a Brasília nesta quarta-feira (25/10) e continua o monitoramento junto com os parceiros que estão no local. A qualquer momento os técnicos podem ser enviados para atuar no resgate e tratamento dos animais.

 

O monitoramento está sendo coordenado em parceria com Gabriela D. Faria, da Reserva Bacupari, Beatriz Lamartine, do Projeto Salvar, e Mara Moscoso, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF).

 

Doações

 

A Rede Contra Fogo, organização de voluntários da Sociedade Civil, está realizando uma campanha para doação de materiais que poderão ser usados no atendimento à fauna.

 

O Zoológico de Brasília disponibilizou espaço na portaria central da instituição para coleta do material, mas não é o responsável pelas doações.

 

Mais informações com a Rede Contra Fogo por meio do telefone (61) 982717029.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000