Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/20 às 15h47 - Atualizado em 25/03/20 às 19h35

Iguana

Iguana (Iguana iguana)

 

 

TAXONOMIA
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Iguanidae

 

Características: As iguanas possuem uma coloração verde ou acinzentada. A cauda de uma iguana possui dois terços do comprimento total do corpo. Seu comprimento total pode chegar a aproximadamente 180cm.

 

Distribuição Geográfica: No Brasil, ocorrem principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Também ocorrem em todos os países desde o México, América Central e Caribe até a Bolívia, na América do Sul.

Habitat: Possuem hábitos principalmente arborícolas, vivendo especialmente em áreas florestais, manguezais, savanas e também a Caatinga.

 

Alimentação: Folhas, frutas e eventualmente insetos.

 

Reprodução: Ovíparo (em média 30 filhotes).

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 15 anos.

 

Status de Conservação (MMA): Não Ameaçado (LC).

 

Curiosidades: As mães de alguns animais oferecem proteção e alimentação aos seus filhotes, até que eles sejam independentes. Para adquirirem a microbiota necessária para degradar o alimento que elas ingerem, quando filhotes a mãe deposita excrementos para que seus filhotes comam e adquiram esses microrganismos. Quando ameaçada a iguana se defende com mordidas e ataques com sua cauda.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000