Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/18 às 16h07 - Atualizado em 26/07/21 às 11h37

Plano de Dados Abertos da FJZB

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) publicou o Plano de Dados Abertos (PDA) da instituição, documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de informações públicas. A iniciativa faz parte da Política de Dados Abertos da Administração Pública direta, autárquica e fundacional, a qual foi instituída por meio da Lei 4.990/2012 (Lei Distrital de Acesso à Informação) e do Decreto 3.8354/2017.

 

Os dados da FJZB previstos no PDA serão publicados no site da instituição e no Portal de Dados Abertos do Distrito Federal, ferramenta disponibilizada para uso das informações públicas sobre diversos temas em formato bruto e aberto. O serviço centraliza o acesso e funciona como um catálogo que facilita a busca e o uso de dados publicados pelos órgãos com objetivo de aprimoramento da transparência na gestão.

 

A elaboração do PDA foi conduzida por um Grupo de Trabalho coordenado pelo Ouvidor da FJZB, Paulo Maurício Alarcon. A equipe foi composta pela superintendente de Conservação e Pesquisa, Luísa Helena Rocha; pelo superintendente de Educação e Uso Público, Alberto Brito; pelo superintendente Administrativo e Financeiro, Antônio Elvídio; pela chefe da Assessoria de Planejamento e Parcerias, Sheila Nunes; pelo chefe da Assessoria de Comunicação, Thaís Miranda; e pela advogada Dyannine Xayenne da Silva.

 

Acesso à informação

 

O acesso à informação é um direto previsto na Constituição Federal e compreende, entre outros, o direito de obter informação primária, íntegra, autêntica e atualizada. A Lei Distrital de Acesso à Informação regula o acesso a dados e informações dos órgãos públicos com base em requisitos técnicos.

 

Um dos aspectos previstos na legislação é a adoção de meios eletrônicos para disponibilização de dados públicos, que devem ser publicados permitindo a sua reutilização e o acesso simplificado para os seus usuários. O Portal de Dados Abertos do Distrito Federal promove a interlocução entre a sociedade com o governo.

 

Dados abertos da FJZB

 

Confira os dados que serão disponibilizados pela FJZB com base no PDA da Instituição:

 

– Dados do Sistema Informatizado de Ouvidoria – OUV/DF;
– Dados do plantel oficial do Zoológico de Brasília;
– Dados de projetos de pesquisa realizados na FJZB;
– Dados sobre os programas de conservação realizados pela FJZB;
– Dados de termos de cooperação técnica em andamento;
– Dados de atendimentos realizados por projetos/serviços de educação ambiental;
– Dados de visitantes pagantes;

  • – Dados da força de trabalho de pessoal efetivo e terceirizados da FJZB;
  • – Dados das melhorias das instalações físicas e dos recintos dos animais da FJZB;
    – Dados de atendimentos realizados pelo Hospital Veterinário.

 

Plano de Dados Abertos da Fundação Jardim Zoológico de Brasília

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7007