Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/20 às 9h56 - Atualizado em 24/03/20 às 16h07

Seriema

Seriema (Cariama cristata)

 

 

TAXONOMIA
Classe Aves
Ordem Cariamiformes
Família Cariamidae

 

Características: A espécie pode atingir até 90 cm de comprimento na fase adulta e o seu peso pode chegar até 1,4 quilos. Possui uma plumagem cinza-amarelada, as patas e o bico vermelhos e o abdômen um pouco mais claro que o dorso.

 

Distribuição Geográfica: Ocorrem no Brasil principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Mundialmente há registros em

países como Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Habitat: Habitam cerrados, campos sujos e pastagens e há pouca ocorrência em áreas amplamente florestadas da Amazônia, por terem o hábito de caminhar no chão.

 

Alimentação: Alimenta-se desde insetos a pequenos vertebrados. Também pode se alimentar de vermes e ovos de outras espécies.

 

Reprodução: A espécie faz seu ninho no chão ou em pequenas alturas que ela pode alcançar em voo, coloca de 2 a 3 ovos que são incubados em um período de 24 até 30 dias.

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 25 anos.

 

Status de Conservação (MMA): Pouco preocupante.

 

Curiosidades: Ave símbolo do Cerrado e do estado de Minas. Se alimenta de cobras, por isso é protegida nas propriedades rurais. É uma das poucas aves que possuem pestanas (cílios). Suas principais ameaças são a caça e a destruição e fragmentação de seu habitat.

 

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado
0 2 0

 

* Com informações de: WikiAves e Ornitologia Brasileira (Helmut Sick).

 

Fotografia por: Daniel Gentili.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000