Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/20 às 16h03 - Atualizado em 31/01/20 às 16h03

Sucuri-verde

Sucuri-verde (Eunectes murinus)

 

TAXONOMIA
Classe Reptilia
Ordem Squamata
Família Boidae

 

Características: As sucuris verdes são animais constritoras e como todas as cobras, elas têm uma língua bifurcada, que as ajuda a localizar presas e parceiros e a navegar em seu ambiente. A coloração desta serpente é verde oliva escuro dorsalmente, mudando gradualmente para amarelo no ventre. Possuem manchas dorsais redondas que são marrons com bordas pretas. As sucuris têm narinas dorsais e olhos pequenos posicionados no topo da cabeça, além de uma faixa pós-ocular preta proeminente que vai do olho até o ângulo da mandíbula. Esses animais podem atingir até 9 metros de comprimento.

 

Distribuição Geográfica: No Brasil só não ocorre nos Pampas Gaúchos, ocorrendo também nas Américas Central e do Sul tropical.

Habitat: Vivem em Pântanos, rios e lagoas.

 

Alimentação: Mamíferos, aves e répteis de pequeno a médio porte.

 

Reprodução: Vivíparo (aproximadamente 40 filhotes).

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 15 anos.

 

Status de Conservação (MMA): Não Ameaçado (LC).

 

Curiosidades: As anacondas verdes são as maiores cobras do mundo em circunferência. As fêmeas geralmente são muito maiores que os machos, com machos atingindo uma média de 3 metros de comprimento e fêmeas 6 metros.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7000