Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/09/24 às 13h34 - Atualizado em 24/09/24 às 14h16

Tamanduá-bandeira resgatado de incêndio recebe tratamento no Zoo

COMPARTILHAR

Um tamanduá-bandeira fêmea, vítima de queimadas na Floresta Nacional, foi resgatado e trazido ao Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília nessa segunda-feira (23/09). O animal chegou com as quatro patas gravemente queimadas devido ao incêndio que atingiu a região. Desde o resgate, a fêmea tem recebido cuidados intensivos de uma equipe multidisciplinar formada por veterinários, biólogos, tratadores e zootecnistas.

 

A equipe do hospital veterinário iniciou de imediato o tratamento, que inclui curativos nas queimaduras, administração de medicamentos para controle da dor e prevenção de infecções. O tamanduá também está sendo monitorado para garantir que sua alimentação e hidratação estejam adequadas, fatores cruciais para sua recuperação.

 

“O tamanduá-bandeira está respondendo bem ao tratamento. O Zoológico de Brasília tem um papel fundamental na recuperação e reabilitação desses animais”, disse o Diretor-Presidente, Wallison Couto.

 

 

 

Além dos cuidados médicos, o bem-estar do animal é uma prioridade para o zoológico, que mantém um ambiente seguro e sem visitação para garantir a recuperação completa. “Estamos otimistas com a evolução do quadro, mas o processo de cicatrização das patas pode ser longo”, explicou a Diretora do Hospital Veterinário, Tânia Borges. 

 

A expectativa é de que, após uma recuperação plena, o tamanduá-bandeira possa ser reintroduzido ao seu habitat natural.

 

Outros resgates

 

O Zoológico de Brasília tem uma longa tradição em colaborar com o resgate e a reabilitação de animais silvestres, especialmente os que sofrem com queimadas, uma ameaça crescente à fauna brasileira.

 

Na última quarta-feira (18/09), o Zoo recebeu uma anta resgatada do Parque Nacional. O animal, um jovem macho, estava com todas as patas queimadas, sem as unhas e com sinais de desidratação e desnutrição.

 

A anta está sendo monitora durante todo o processo de recuperação. Nesta semana, será iniciado o tratamento com pele de tilápia que ajuda na cicatrização das patas.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br