Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/25 às 12h19 - Atualizado em 28/02/25 às 12h19

Fêmea de cachorro-do-mato resgatada em MG é devolvida à natureza

COMPARTILHAR

Nesta sexta-feira (28/03), uma fêmea de cachorra-do-mato (Cerdocyon thous) chamada Lili retornou ao habitat natural após passar por um longo processo de reabilitação. O animal foi resgatado em Unaí (MG) após ser atropelado em uma rodovia próxima a uma área de queimadas. Com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Lili foi encaminhada ao Zoológico de Brasília, onde recebeu atendimento especializado.

 

A filhote chegou ao Zoo em setembro de 2024, pesando apenas 740 gramas. Segundo a diretora do hospital veterinário do Zoológico de Brasília, Tânia Borges, a avaliação inicial revelou que Lili apresentava “uma luxação no membro posterior esquerdo, além de uma escoriação. Ela recebeu analgésicos e anti-inflamatórios, e exames de raio-X confirmaram que não havia fraturas”. A fêmea também passou por sessões de acupuntura, cromoterapia e fisioterapia para acelerar sua recuperação.

 

O animal chegou ainda filhote no Zoológico de Brasília

 

Apesar da pouca idade, Lili demonstrava comportamento arredio e agressivo, evitando qualquer contato com humanos. Para preservar seu comportamento silvestre, a equipe do zoológico minimizou a interação e garantiu um ambiente adequado para sua adaptação.

 

Ao atingir o peso adequado para um adulto, Lili foi transferida para um recinto de transição no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Distrito Federal (Cetas-DF).

 

O diretor do Zoológico de Brasília, Wallison Couto, destacou a importância do papel da instituição no resgate, reabilitação e soltura desses animais. “O trabalho realizado pelo zoológico é essencial para garantir que espécies silvestres, como o cachorro-do-mato, tenham uma nova chance de viver em seu habitat natural. Cuidamos para que o contato com humanos seja reduzido ao máximo, garantindo que esses animais possam voltar para a natureza com as habilidades necessárias para sua sobrevivência”, afirma Couto.

 

Com a avaliação da área de soltura definida pelo Ibama, Lili retornará ao seu habitat natural. O resgate e a reabilitação de Lili demonstram a importância do trabalho integrado entre instituições ambientais e zoológicos na conservação da fauna silvestre.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br