O Governo do Distrito Federal informou nesta terça-feira (3) que foi detectado um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no Zoológico de Brasília. As amostras foram coletadas no dia 28 de maio após a notificação do zoológico da mortalidade de duas aves.
De acordo com a Secretaria de Agricultura (Seagri), o fechamento temporário do zoológico ocorreu como medida preventiva, até a confirmação do diagnóstico laboratorial realizado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-MAPA).
Com a confirmação do foco, conforme tratativas junto a Coordenação do Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, será mantida a interdição do Zoológico até o dia 12 de junho, caso não ocorra novos casos no local. A vigilância será contínua a fim de monitorar a saúde das aves.
Não há registro de nenhuma outra ave com sintomas no Zoológico de Brasília. Além disso, não há riscos para visitantes que estiveram no parque recentemente, visto que a transmissão da gripe aviária para humanos é extremamente rara e ocorre, geralmente, apenas em casos de contato direto e prolongado com aves contaminadas.
A Seagri reforça que o consumo de carne de aves e ovos inspecionados é seguro, já que a doença não é transmitida por esse meio. A população pode se manter tranquila, não havendo qualquer restrição quanto à alimentação.
Ressaltamos que a manipulação de aves mortas deverá ser evitada, e todas as suspeitas que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura através do e-mail falecomadefesa@seagri.df.gov.br ou pelo telefone (WhatsApp) 61-99154-1539.
Ver essa foto no Instagram
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br