Representantes do Zoológico de Brasília estiveram presentes no 1º Seminário LaSUS Pesquisa, no dia 5 de junho, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB). O evento reuniu pesquisadores e especialistas com o objetivo de compartilhar estudos e ações futuras voltadas ao desenvolvimento sustentável e contínuo do Jardim Zoológico de Brasília, em um cenário projetado até o ano 2057.
No evento, professores e pesquisadores vinculados ao LaSUS apresentaram pesquisas sobre acessibilidade, arborização e tecnologias de escaneamento 3D no Jardim Zoológico de Brasília, além de sugestões de diretrizes para o plano diretor da instituição. As pesquisas foram realizadas com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).
O seminário foi promovido pelo Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo (LaSUS), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação da FAU/UnB. O LaSUS desenvolve estudos voltados à reabilitação ambiental sustentável em áreas urbanas e edificações.
“Desde o início da nossa gestão, temos como prioridade a elaboração de um plano diretor para o Zoológico de Brasília. As propostas apresentadas pelos pesquisadores neste evento trazem uma valiosa contribuição para a instituição, pois agregam conhecimento técnico e visões inovadoras que enriquecerão esse processo”, explica o diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Wallison Couto.
O diretor-presidente acrescenta que “os resultados das pesquisas apresentadas colaboram para a construção de um legado duradouro não apenas para o Zoológico de Brasília, mas que também poderá ser referência para a atuação de outros zoológicos no país”.
Representantes do Zoológico de Brasília conheceram as pesquisas apresentadas pelos professores e pesquisadores do LaSUS/UnB.
Acessibilidade, arborização e futuros cenários para o Zoológico de Brasília
A abertura da mesa-redonda foi conduzida pela professora Paula Albala, que apresentou desafios e oportunidades para a promoção de um ambiente acessível, inclusivo e voltado para todos os públicos no Zoológico de Brasília. Também houve uma apresentação do professor Rodrigo Studart Corrêa, que trouxe os resultados de um estudo detalhado sobre a arborização do Zoológico de Brasília, com a identificação e a catalogação das espécies arbóreas presentes no local.
Professores e pesquisadores do LaSUS apresentaram resultados de estudos sobre o Zoológico de Brasília.
Houve, ainda, uma apresentação conduzida pela professora Juliana Géhlen, com dados obtidos a partir de escaneamento 3D no Zoológico de Brasília, com uma visão técnica da infraestrutura atual da instituição. Por fim, o encerramento do seminário foi conduzido pelos professores Marta Romero e Ederson Teixeira, com sugestões para possíveis cenários futuros para o zoológico até o ano 2057. Os pesquisadores discutiram aspectos como estacionamentos, iluminação, arborização, bem-estar animal, arquitetura dos recintos e uso de tecnologias como aliadas ao planejamento institucional e à educação ambiental.
Os resultados das pesquisas conduzidas pelos professores e pesquisadores vinculados ao LaSUS serão publicados em livro e disponibilizados ao público no segundo semestre de 2025.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br