Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/25 às 10h16 - Atualizado em 18/06/25 às 10h27

Influenza Aviária: especialistas lançam o “Guia Estratégico de Prevenção e Resposta para Manejo Ex Situ”

COMPARTILHAR

Com o objetivo de fortalecer as ações de biossegurança e preparar zoológicos de todo o país para possíveis situações envolvendo a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, um grupo de especialistas lançou o “Guia Estratégico de Prevenção e Resposta para Manejo Ex Situ“.

 

O documento técnico busca apoiar as instituições em suas decisões, oferecendo diretrizes que possam ser adaptadas à realidade de cada zoológico, aquário ou centro de conservação, respeitando particularidades operacionais, ambientais e regionais.

 

A publicação, que está disponível para leitura e download gratuito (clique aqui para acessar), foi elaborada por médicos-veterinários membros da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), em parceria com especialistas da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS), e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo/Coordenadoria de Defesa Agropecuária (SAA/CDA).

 

A publicação surge em um contexto de alerta e cuidado em relação à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, após os casos ocorridos no Zoológico de Sapucaia do Sul (RS) e no Zoológico de Brasília. Ambos os parques seguem interditados com medidas sanitárias e monitoramento contínuo da fauna.

 

Conforme destacado no documento, “esses episódios reforçam a importância de uma vigilância integrada, com monitoramento ativo e passivo de aves e mamíferos, controle no trânsito de animais e produtos, e estratégias educativas baseadas em evidências científicas”. O guia menciona, ainda, que “a resposta institucional à ameaça de Influenza Aviária deve ser multidimensional, combinando ações preventivas, medidas de contenção, comunicação efetiva e vigilância integrada”.

 

Além disso, o guia apresenta orientações técnicas e sanitárias, alertando para o papel ecológico das aves silvestres e o protagonismo dos zoológicos, no Brasil e no mundo, como promotores da conservação da biodiversidade.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br