Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/20 às 16h07 - Atualizado em 9/09/25 às 8h37

Jaguatirica

COMPARTILHAR

Jaguatirica (Leopardus pardalis)

 

TAXONOMIA
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae

 

 

 

Nome no Zoo: Fúria
Histórico:
Chegou ao Zoológico de Brasília em março de 2025. Foi resgatado ainda filhote na rodovia BR-208, em Mato Grosso, desorientado e sozinho. Desde então, recebeu cuidados veterinários.

Após exames especializados, constatou-se que o Fúria possui deficiência visual permanente, resultado de alterações neurológicas compatíveis com um trauma craniano sofrido ainda jovem. Por isso, ele não pode retornar à natureza e precisará viver sob cuidados humanos para garantir sua segurança e bem-estar.

Fúria finalizou os tratamentos em nosso Hospital Veterinário. Seu recinto foi adaptado para atender às suas necessidades, oferecendo um espaço seguro e confortável. Assim, o Fúria segue sua vida com qualidade e dignidade, além de contribuir para a educação ambiental de todos que o conhecem.

                    

Características: O comprimento do corpo varia entre 64 e 101,5 cm, a cauda pode medir 35,4 cm e o peso varia de 7 a 16 kg, sendo os machos maiores do que as fêmeas. É um animal de médio porte, tendo a pelagem curta, com coloração amarelada no dorso e manchas negras que formam rosetas abertas, unindo-se em bandas nas laterais do corpo. O ventre é mais esbranquiçados, com manchas ocasionais. Os indivíduos podem variar na coloração e no padrão de manchas.

 

Distribuição Geográfica: No Brasil ocorre em todo território, com exceção dos Pampas e no Rio Grande do Sul. É encontrado também no sudoeste do Texas, oeste do México até o norte da Argentina e noroeste do Uruguai.

Habitat: Florestas tropicais, pradarias, manguezais, pântanos, cerrado, caatinga, campos sulinos e Amazônia.

 

Alimentação: Carnívoro.

 

Reprodução: Gestação entre 70 dias, nascendo até 2 filhotes.

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: 15 anos.

 

Status de Conservação (MMA): Não Ameaçado.

 

Curiosidades: Este felídeo é solitário, exceto na época de reprodução, quando podem ser observados em casais, ou quando as fêmeas estão com seus filhotes. Os jovens desta espécie atingem maturidade sexual entre 18 e 22 meses de idade. Essa espécie foi intensamente caçada por causa de sua pele. No passado estima-se que mais de 565 mil indivíduos tenham sido capturados entre os anos de 1968 e 1985. Apesar de não estar na lista de espécies ameaçadas de extinção, a espécie ainda sofre com a destruição do habitat, que fragmenta e isola as populações da Mata Atlântica, Caatinga e do Cerrado.

 

Plantel do Zoológico
Machos Fêmeas Indeterminado
1 0 0

 

* Com informações de: IUCN, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br