Um jovem macho de anta, resgatado dos incêndios que devastaram parte do Parque Nacional, foi recebido pelo Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília nessa quarta-feira (18/09). O animal chegou ao zoo com as quatro patas gravemente queimadas, sem unhas, desidratado e com sinais de inalação de fumaça. A anta foi imediatamente atendida pela equipe do hospital e agora está sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar.
O diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto, destacou a importância do papel do zoo no atendimentos a animais silvestres afetados por desastres ambientais. “Estamos sempre prontos para receber esses animais que chegam em situações extremamente delicadas. A nossa missão é garantir que eles tenham a melhor chance possível de recuperação, e contamos com uma equipe qualificada e dedicada para isso”, afirmou Couto.
Ver essa foto no Instagram
Segundo a diretora do Hospital Veterinário, Tânia Borges, o estado de saúde do animal exige cuidados intensivos. “As queimaduras nas patas são graves, e o fato de ele ter inalado muita fumaça preocupa. Ele está sendo tratado com analgésicos para aliviar a dor e sendo cuidadosamente hidratado. Já conseguimos fazer com que ele tomasse água, o que é um bom sinal”, explicou Tânia.
A anta será monitorada constantemente durante o processo de recuperação, e a equipe do zoológico está otimista. O tratamento requer paciência e acompanhamento próximo e a anta ainda não tem previsão de alta. “Vamos fazer tudo o que for necessário para que ele se recupere e, quem sabe, possa voltar ao seu habitat no futuro”, concluiu Tânia Borges.
Além do tratamento, o Zoológico de Brasília tem desempenhado um papel crucial no resgate e reabilitação de animais vítimas de atropelamento, tráfico, e outros desastres.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br