Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/09/25 às 15h21 - Atualizado em 9/09/25 às 15h21

Dia do Veterinário: dedicação, ciência e amor no cuidado com os animais do Zoo

COMPARTILHAR

Celebrado no dia 9 de setembro, o Dia do Veterinário homenageia a trajetória de profissionais que diariamente dedicam suas vidas à saúde, ao bem-estar e à conservação da fauna. Mais do que conhecimento técnico, o trabalho desses profissionais exige sensibilidade, dedicação, profissionalismo e respeito aos animais.

 

No Zoológico de Brasília, os veterinários atuam em diversas áreas, como clínica e cirurgia de animais silvestres, bem-estar e comportamento animal, manejo e nutrição, medicina preventiva, reprodução e genética, pesquisa, conservação e educação ambiental.

 

Como explica Tânia Junqueira, coordenadora de Medicina Veterinária do Zoológico de Brasília, os veterinários que atuam na instituição dedicam-se ao atendimento dos animais que vivem no Zoo. Esses profissionais também oferecem apoio aos órgãos ambientais no resgate de animais no DF e no entorno, no âmbito de programas de conservação ambiental. “Além disso, contamos com o apoio de veterinários especialistas que atuam em várias áreas fundamentais, como neurologia, oftalmologia e cardiologia”, explica.

 

A coordenadora detalha que, no Zoológico de Brasília, os veterinários também atuam na gestão estratégica e no relacionamento com as faculdades, orientando estagiários e colaborando em projetos de pesquisa. “Isso nos insere no contexto da conservação e da pesquisa, que são pilares para sustentar uma instituição zoológica”, afirma.

 

Tânia Junqueira, coordenadora de Medicina Veterinária do Zoológico de Brasília, explica sobre a atuação dos veterinários na instituição.

 

Para Camila Rocha, gerente de bem-estar animal do Zoológico de Brasília, o trabalho de um veterinário envolve dedicação diária e atenção às particularidades de cada espécie e de cada animal, em uma relação construída com paciência. “O diferencial de um veterinário que trabalha com animais silvestres está muito além do conhecimento técnico ou científico. Esse diferencial está na sensibilidade em conhecer a história de cada animal e em saber que não lidamos apenas com a saúde física deles, mas também com o comportamento e o bem-estar de cada um deles”, explica.

 

“Cuidar dos animais no Zoológico de Brasília é estar presente em cada olhar curioso e em cada conquista, por menor que pareça. É dedicar-se para que tenham bem-estar e saúde, com a certeza de que cada gesto de cuidado e cada detalhe contêm uma parte do nosso amor e da entrega profissional”, conta Camila.

 

Para Camila Rocha, gerente de bem-estar animal do Zoológico de Brasília, o trabalho de um veterinário envolve dedicação diária e atenção às particularidades de cada espécie e de cada animal.

 

Camila acrescenta que “os animais são vidas preciosas que confiam nos profissionais que cuidam deles. A maior recompensa de trabalhar com esses animais é sentir a confiança nascendo devagar, ver um animal que antes era arisco se alimentar tranquilamente e perceber que o cuidado que oferecemos transforma a vida deles e a nossa vida também”.

 

Conheça o trabalho dos veterinários que atuam no Zoológico de Brasília:

 

 

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br