Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/25 às 11h19 - Atualizado em 22/05/25 às 14h47

Mascote do Zoológico de Brasília celebra dois anos de vida

COMPARTILHAR

Nesta quinta-feira (22), o Zoológico de Brasília celebra o segundo ano de vida da mascote Atena, uma lobo-guará. Para comemorar a data, Atena ganhou um bolo de aniversário produzido pela equipe da Coordenação de Alimentação e Nutrição Animal do Zoológico de Brasília, com ração, frango, carne e frutas.

 

Atena é filha de Zangado e Amanda. A mascote foi a única sobrevivente da ninhada, demonstrando desde cedo sua força. Hoje, Atena é mascote do Zoológico de Brasília, encantando os visitantes com sua história de superação.

 

O diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Wallison Couto, destaca a importância da conservação e do cuidado com o lobo-guará. “Celebrar mais um ano de vida da Atena, nossa mascote, é motivo de grande alegria. A presença de Atena no Zoológico de Brasília reafirma o nosso compromisso com a conservação e a preservação das espécies, entre elas a do lobo-guará”, explica.

 

Bolo de aniversário para Atena foi produzido pela equipe da Coordenação de Alimentação e Nutrição Animal do Zoológico de Brasília.

 

Veja como foi o preparo do aniversário


Homenagem à aniversariante

 

No mês de maio, uma das fotos de Atena recebeu uma homenagem especial durante a 4ª edição da exposição “Brasília em Foto”, promovida pela Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (Sequali/SEEC).

 

A lobo-guará foi fotografada pelo servidor Caio Cavalcante, integrante da Assessoria de Comunicação Social do Zoológico de Brasília, quando ainda era filhote. Confira a foto:

 

Foto de Atena foi uma das vencedoras da 4ª edição da exposição “Brasília em Foto”. Foto de Caio Cavalcante.

 

O lobo-guará

 

Espécie típica do Cerrado brasileiro, o Chrysocyon brachyurus é o maior canídeo selvagem da América do Sul. Infelizmente, encontra-se ameaçado de extinção, devido principalmente à destruição de seu habitat pelo desmatamento.

 

O nome “guará” tem origem no tupi-guarani e significa “vermelho”. Quando adulto, o lobo-guará atinge aproximadamente 90 cm de altura e pesa, em média, de 20 a 30 kg. De hábitos solitários, macho e fêmea se encontram somente para reproduzir.

 

O lobo-guará é um animal de atividade noturna, que tem o olfato extremamente sensível e orelhas longas, que lhe conferem uma excelente capacidade auditiva. Pode detectar suas presas a uma grande distância. Suas pernas longas facilitam a locomoção pelas formações campestres do Cerrado.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br