Governo do Distrito Federal
7/10/22 às 17h15 - Atualizado em 16/11/22 às 17h12

Museu de Ciências Naturais do Zoo de Brasília reabre com novidades

COMPARTILHAR

“Ótimo, ambiente super educativo e informativo para aprender mais sobre os animais”, esse é um dos elogios que o Museu de Ciências Naturais do Zoológico de Brasília tem recebido na Ouvidoria ao longo dos anos. No museu são expostas várias peças de animais, nativos e exóticos, preparadas por diferentes técnicas de conservação de material biológico, tais como taxidermia (conservação da pele), osteotécnica (preparação do esqueleto), materiais curtidos, bem como conservados em meio líquido.

 

No início de 2022, o museu começou um processo de revitalização das peças, e no dia 16 de setembro, ele foi reaberto trazendo diversas novidades, como o Espaço Interativo, onde os visitantes podem ver de perto e sentir a textura da pele de diversos animais, como a do elefante Babu, que viveu aqui no Zoo até 2018. É possível, ainda, conhecer a textura dos pelos de onça-pintada, tamanduá-bandeira, veado-catingueiro e tocar no casco de tartaruga-da-amazônia, vértebra de girafa, bico de tucano, pele de cobra. 

 

Além disso, o público continua podendo apreciar de perto o esqueleto da Nely, a primeira elefante do Zoo de Brasília; bem como esqueleto de sucuri, crânio de hipopótamo, e os imponentes tigre-de-bengala e harpia taxidermizados, entre outros. “Durante o período em que esteve fechado, o museu passou por diversas mudanças, além da manutenção das peças, a exposição do acervo foi reorganizada, o que tornou a visita mais dinâmica, informativa e interativa”, explicou a diretora de Museologia do Zoo, Grazielle Alarcão.

 

 

O museu, também, desenvolve atividades educativas com exposição de peças em tendas temáticas dispostas pelo Zoo, e projetos direcionados às pessoas com deficiências e grupos de idosos, dentre outros, por meio do Zoo com Vivências. Também, realiza exposições itinerantes e atividades educativas em instituições públicas e privadas com o Zoo em Ação.

 

Os interessados em obter mais informações e participar dos projetos citados, devem realizar o agendamento prévio pelo e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br. O horário de visitação do Museu é de terça a domingo, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: 3445-7037
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br