Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/25 às 16h12 - Atualizado em 26/06/25 às 16h12

Público poderá escolher os nomes de dois moradores do Zoológico de Brasília

COMPARTILHAR

O Zoológico de Brasília convida o público a escolher os nomes de dois dragões-barbudos da espécie Pogona vitticeps. Os répteis, que são machos, chegaram há um ano na instituição após serem apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para promover a educação ambiental, o Zoológico de Brasília convida o público a escolher os nomes dos dois répteis.

 

Com aparência única, os dragões-barbudos chamam a atenção pelas escamas que formam uma espécie de “barba” sob o pescoço – característica que inspirou seu nome popular. Originários das regiões áridas da Austrália, os dragões-barbudos são animais dóceis, curiosos e fascinantes de observar.

 

Desde a chegada há um ano, os dois dragões-barbudos estão sob os cuidados da equipe técnica da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, em um recinto especialmente preparado para garantir conforto e bem-estar. A equipe estima que os dois dragões-barbudos tenham pouco mais de um ano de vida.

 

“Eles se adaptaram bem ao ambiente do Zoológico de Brasília, onde recebem cuidados diários, como alimentação adequada, banho de sol e enriquecimento ambiental. Agora, no frio, dormem com aquecedores para manter uma boa temperatura corporal”, explica a coordenadora de Répteis, Anfíbios e Artrópodes, Raiany Cristine Cruz da Silva.

 

Escolha dos nomes dos dragões-barbudos contará com a participação do público

 

Com o objetivo de estimular a participação do público e de promover a educação ambiental, o Zoológico de Brasília convida a sociedade a escolher os nomes dos dois dragões-barbudos. No dia 26 de junho, o público poderá enviar sugestões de nomes no post sobre os dragões-barbudos na página do Zoológico no Instagram e, no dia 27, será aberta a votação pública no próprio Instagram da instituição. Os nomes escolhidos serão divulgados no dia 30.

 

“A interação com o público é importante para aproximar os brasilienses da fauna silvestre e ajudar a despertar o interesse pela conservação ambiental”, explica o diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto.

 

O diretor-presidente acrescenta que, ao convidar a sociedade a participar da escolha dos nomes dos dragões-barbudos, “também colaboramos com a criação de um vínculo afetivo entre o público e os animais, o que estimula a criatividade, promove o engajamento e transforma a visita ao zoológico em uma experiência ainda mais educativa e significativa”.

 

Envie suas sugestões de nomes para os dragões-barbudos:

 

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br