Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/02/20 às 11h53 - Atualizado em 8/04/24 às 14h40

Rinoceronte-branco-do-sul

COMPARTILHAR

Rinoceronte-branco-do-sul (Ceratotherium simum)

 

 

TAXONOMIA
Classe Mammalia
Ordem Perissodactyla
Família Rhinocerotidae

 

Nome no Zoo: Thor

 

Histórico: Thor – O rinoceronte Thor, residente no Zoológico de Brasília, é uma figura emblemática que chegou ao local em 2008, após uma decisão judicial que o resgatou de um circo onde estava sendo vítima de maus-tratos. Ao chegar no zoológico, Thor não estava em sua melhor condição de saúde. Uma forma crônica de conjuntivite acometia um de seus olhos, resultando em uma condição oftalmológica que exigia atenção especial. A rotina do rinoceronte tornou-se, portanto, um processo delicado e essencial para garantir seu bem-estar.

 

Características: É a maior espécie de rinoceronte e o segundo maior mamífero terrestre, logo após os elefantes. Pode medir 4 metros e pesar até 3,6 toneladas, sendo os machos ligeiramente maiores do que as fêmeas. O corpo apresenta uma coloração que varia do acinzentado ao amarronzado, com um couro espesso e pelos esparsos. A cabeça possui dois chifres na região próxima às narinas e uma boca larga com lábios espessos, adaptados para o hábito de pastar. São reconhecidas duas subespécies de rinoceronte-branco, a do Sul (Ceratotherium simum simum) e a do norte (Ceratotherium simum cottoni).

 

Distribuição Geográfica: Habita savanas arbustivas e secas do sul da África.

Habitat: Savanas, bosques e pântanos.

 

Alimentação: Herbívoro.

 

Reprodução: Gestação de 530 dias, nascendo 1 filhote.

 

Expectativa de Vida em Cativeiro: 30 anos. 

 

Status de Conservação (IUCN): Quase Ameaçada.

 

Curiosidades: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nome popular desse rinoceronte não tem relação com a sua cor, mas com um mal-entendido histórico. Os primeiros exploradores europeus ao encontrar esta espécie no sul da África foram holandeses que a batizaram de rinoceronte “wijd”, uma palavra em holandês que significa “largo” e uma referência aos lábios do animal. Quando colonos britânicos chegaram depois, entenderam o nome do animal em holandês errado e confundiram com “white”, a palavra em inglês para “branco”. Todas as 5 espécies de rinoceronte que habitam a África e a Ásia sofrem grande ameaça da caça ilegal por seus chifres, que são visados para abastecer o mercado da medicina tradicional chinesa. No entanto, o chifre é feito de queratina (mesmo material das unhas e cabelos humanos) e não há qualquer comprovação científica de que tenha poder curativo.

 

Plantel do Zoológico
Machos  Fêmeas  Indeterminado
1 0 0

 

* Com informações de: IUCN, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br