Sagui-de-cara-suja
Saguinus fuscicollis
TAXONOMIA
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Callithrichidae
Características: Este pequeno primata mede de 17,5 a 27 cm e pode pesar até 400 gramas. A face é negra com pelos esbranquiçados acima dos olhos e ao redor do nariz e da boca. A pelagem no resto do corpo apresenta uma coloração variada, sendo castanha ou avermelhada na nuca, pescoço e parte do dorso, e indo do avermelhado ao acinzentado na região posterior do corpo. A cauda costuma ser predominantemente negra.
Distribuição Geográfica: Ocorre nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia. É encontrado também na Colômbia, Equador e Peru.
Fonte: IUCN
Habitat: Floresta amazônica, tanto as áreas de terra firme como sazonalmente inundadas, e habitando até os 1.200 metros de altitude.
Alimentação: Onívoro.
Reprodução: Gestação de 170 dias, nascendo em média 2 filhotes.
Expectativa de Vida em Cativeiro:
Status de Conservação (MMA): Pouco preocupante.
Curiosidades: Apenas a fêmea dominante do grupo se reproduz e os demais integrantes auxiliam nos cuidados com os filhotes. Sua principal atividade social é a catação, que além de pedaços de pele morta e parasitas, também serve como uma forma de estabelecer laços afetivos. Apesar de não ser considerada ameaçada de extinção, a espécie sofre com o tráfico de animais selvagens e a destruição do habitat pelo avanço de fazendas e assentamentos rurais. Das 10 subespécies reconhecidas do sagui-de-cara-suja, duas são endêmicas do Brasil, sendo estas Saguinus fuscicollis avilapiresi e Saguinus fuscicollis primitivus.
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br