Veado-campeiro
Ozotoceros bezoarticus
TAXONOMIA
Classe: Mammalia
Ordem: Cetartiodactyla
Família: Cervidae
Características: O corpo mede entre 80 e 95 cm e pode pesar até 40 kg. Possui um anel de pelagem branca ao redor dos olhos e orelhas com coloração esbranquiçada na parte interna. Os pelos são alaranjados no resto do corpo, exceto no ventre branco e na cauda preta. Os machos possuem uma galhada que se forma na época da reprodução, tendo esta 3 ramos principais e não apresentando curvatura.
Distribuição Geográfica: No passado, a espécie apresentava uma distribuição bastante ampla pelo Brasil, mas, atualmente, ocorre nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Bahia. É encontrada também na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Fonte: IUCN
Habitat: Pantanal, campos abertos e savanas, como o Cerrado.
Alimentação: Herbívoro.
Reprodução: Gestação de 200 dias, nascendo 1 filhote.
Expectativa de Vida em Cativeiro: 18 anos.
Status de Conservação (MMA): Vulnerável.
Curiosidades: O veado-campeiro sofre séria ameaça da caça ilegal, destruição do habitat e de doenças infecciosas transmitidas pelo gado doméstico. A espécie também enfrenta competição com criações de ovelha por causa das plantas que compõem sua alimentação. Não costuma formar grupos grandes, sendo normalmente vista sozinha ou em grupos de 5 ou 6 indivíduos. Os machos utilizam suas galhadas para repelir e em lutas contra machos rivais na época do acasalamento. Das 3 subespécies de veado-campeiro reconhecidas, duas ocorrem no Brasil, sendo estas a do Cerrado (Ozotoceros bezoarticus bezoarticus) e a do Pantanal (Ozotoceros bezoarticus leucogaster).
Fundação Jardim Zoológico de Brasília
Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br