Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/23 às 15h51 - Atualizado em 22/06/23 às 12h56

Vigilância Ambiental faz controle e prevenção de carrapatos no Zoo

COMPARTILHAR

Equipes da Vigilância Ambiental fizeram mapeamento de carrapatos no parque

Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizaram, na manhã desta terça-feira (20/6), procedimento de rotina contra carrapatos na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. A ação faz parte do programa preventivo de controle de ectoparasitas no parque.

 

O período de inverno, com o clima seco, é o de maior incidência dos parasitas. Além disso, o alto número de capivaras que visitam o parque, e trazem com elas alguns ectoparasitas, pode aumentar a quantidade de carrapatos na área de visitação. Como o Zoológico é uma área que abriga muito animais e de proteção ambiental, os meios de prevenção precisam salvaguardar os animais e o meio ambiente.

 

Ação faz parte de programa preventivo do Zoológico de Brasília

Pensando nisso, o Zoológico, junto à Vigilância Ambiental, trabalha no mapeamento dos lugares de maior incidência de carrapatos no parque para monitoramento permanente.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, apesar do período ser propício para a proliferação dos carrapatos, o Distrito Federal não registrou nenhum caso de Febre Maculosa. A doença é transmitida por picada de carrapato infectado com a bactéria Rickettsia spp. 

 

 

Além dos programas do programa preventivo de controle, a Fundação alerta os visitantes para alguns cuidados que devem tomar ao visitar o Zoológico.

 

 

 

 

 

Veja algumas orientações:

 

1️⃣ Ande nas calçadas. Como já dito ali em cima, os carrapatos ficam nas gramas, portanto, use as calçadas asfaltadas para se deslocar dentro do parque.
2️⃣ Faça piqueniques nas mesas apropriadas espalhadas por todo o Zoológico. Não utilize a grama!
3️⃣ Vista-se de roupas adequadas. Para ficar menos exposto e correr menos risco, é altamente recomendado que sejam utilizadas blusas de manga longa e calças compridas, além de sapatos fechados.
4️⃣ Passe repelente por todo o corpo.
5️⃣ Agora é só aproveitar o passeio!

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br