Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/25 às 10h35 - Atualizado em 23/04/25 às 15h52

Zoológico de Brasília celebra nascimento de 12 filhotes de jararaca-caiçaca

COMPARTILHAR

Dia 8 de abril, o Zoológico de Brasília celebrou o nascimento de 12 filhotes de jararaca-caiçaca (Bothrops moojeni), uma serpente é comum no cerrado e de grande importância ecológica e científica. As serpentes que deram origem aos filhotes também nasceram no Zoológico, o que mostra que os animais vivem em condições adequadas para se reproduzirem.

 

“A jararaca-caiçaca é um símbolo da nossa biodiversidade. Ter novos filhotes nascidos aqui é mais do que um sucesso reprodutivo — é um marco da nossa atuação em conservação e bem-estar animal”, destaca Walliosn Couto, diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília.

 

 

Apesar de seu veneno potente, a jararaca-caiçaca é fundamental no equilíbrio ecológico, controlando populações de pequenos animais. Seu veneno, inclusive, é estudado pela ciência para o desenvolvimento de novos medicamentos, o que reforça sua importância também para a saúde humana.

 

“O nascimento desses filhotes é a prova de que, quando a natureza é tratada com responsabilidade, ela responde. Mesmo em um ambiente controlado como o zoológico, é possível promover vida e contribuir para a conservação de espécies”, afirma o diretor-presidente.

 

Os filhotes ainda não podem ser visitados. O Zoológico de Brasília segue empenhado em promover educação ambiental, pesquisa científica e ações concretas para a preservação e conservação da fauna brasileira.

ZOO - Governo do Distrito Federal

Fundação Jardim Zoológico de Brasília

Fundação Jardim Zoológico de Brasília Avenida das Nações, Via L4 Sul, s/n - Brasília, DF. CEP - 70610-100 Telefone: (61) 3445-7048
WhatsApp: (61) 98199-0271
e-mail: atendimento@zoo.df.gov.br